Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ribeirão Preto recebe VI Congresso Latino-americano de Estudos Socioculturais do Esporte

Em 2018, o Sesc Ribeirão Preto e a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (USP) recebem o VI Congresso Latino-Americano de Estudos Socioculturais do Esporte. Este evento completa 10 anos de existência, e realizará sua 6ª edição entre os dias 04 e 06 de setembro de 2018, com o tema "Esporte, educação e sociedade: desdobramentos e debates sociológicos".

Sobre o Tema

Com origem em pressupostos educacionais, o esporte é um importante fenômeno sociocultural que colabora para o desenvolvimento de pessoas envolvidas em suas atividades, seja como praticante ou educador. Historicamente, diversas práticas esportivas assumiram, em diferentes espaços sociais, certa responsabilidade em processos de educação de crianças e jovens, além de estimular um estilo de vida ativo na idade adulta.

Entender como se dão as relações sociais envolvidas em práticas esportivas pode revelar informações que dão suporte para a promoção e o ensino, tanto em atividades voltadas para a melhora do desempenho esportivo e competitivo, quanto para a inclusão e a sociabilização. Neste sentido, os estudos socioculturais do esporte podem contribuir para compreensão sobre as diferentes maneiras em que ele se manifesta na sociedade contemporânea e sobre as formas de interação entre seus praticantes.

Sobre o Congresso

O Congresso Latino-americano de Estudos Socioculturais do Esporte é um evento científico-acadêmico criado pela Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte - ALESDE, com edições realizadas desde 2008 em intervalos de dois anos em países da América Latina. Sua organização é compartilhada entre a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (EEFERP/USP) e o SESC - Serviço Social do Comércio.

O objetivo geral desta edição do Congresso é fomentar a aproximação entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais, da América Latina e de outros continentes, pela interação pessoal e intercâmbio de experiências e conhecimento científico acerca do esporte como fenômeno sociocultural contemporâneo, polissêmico e educativo.

Além das conferências, mesas-redondas e minicursos, o Congresso privilegiará as sessões de comunicação oral, nas quais os participantes apresentam seus trabalhos de pesquisa. A submissão de trabalhos será em forma de artigos, que se insiram a um dos 25 eixos temáticos propostos. Os trabalhos aceitos serão publicados em dois números especiais do The Journal of the Latin American Sociocultural Studies of Sport (JLASSS)".
 

Clique no banner para informações sobre submissão de trabalhos.