Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

10 desafios para você viajar pela cultura

Para quem vai ficar em casa ou visitar outras cidades neste fim de ano, preparamos uma lista de pequenos desafios para você experimentar o novo em uma viagem pela cultura. 

1. Visitar uma biblioteca que você ainda não conhece

Abadia de Admont, 1776, Áustria | livro A Biblioteca

Pode ser a biblioteca pública da sua cidade, a sala de leitura de uma unidade do Sesc ou até esta seleção do mundo todo do livro A Biblioteca das Edições Sesc.


2. Explorar a cidade de bicicleta

Foto: livro Caminhos de Argus Caruso

Ou se preferir ser aventureiro como o Argus Caruso, dá pra explorar o mundo inteiro na magrela.

 

3. Ouvir música instrumental

Foto: Pixabay

O Selo Sesc tem uma seleção de primeira pra você se aventurar pelos sons instrumentais . Pode ser no Spotify pra quem gosta de digital ou dando uma passada na nossa Loja pra quem gosta de ler o encarte.

 

4. Fotografar seus lugares favoritos em preto e branco

Foto: Tiago Santana | livro Céu de Luiz

Dá até pra se inspirar no trabalho dos fotógrafos Tiago Santana, Carlos Moreira e Sebastião Salgado para este desafio.


5. Montar um álbum de fotos da sua família

Foto: livro Álbum de família            

A fotografia digital está presente na vida de muita gente, mas aos poucos a tradição de reunir as memórias em álbuns de fotos vai se perdendo. Que tal reunir as melhores lembranças fotográficas da sua família?
  

6. Descobrir vitrais de igrejas antigas

Foto: Catedral de Brasília | Livro Marianne Peretti

Seja na catedral de Brasília (foto) ou na igreja pequena de uma cidade do Vale do Paraíba, a arquitetura tem sempre potencial para surpreender. 

 

7. Compartilhar a sua capa de livro favorita

Foto: livro Capas de Santa Rosa

Todo mundo sempre diz para não julgar um livro pela capa, mas tem livros em que a capa é tão boa quanto a história. Tente lembrar as capas dos livros que você leu e compartilhe com os amigos a sua favorita.


8. Fazer exercícios para manter o cérebro ativo

Foto: Kiko Ferrite

Várias pesquisas comprovam que exercício físico faz bem para o cérebro. Além de ajudar com o stress do dia-a-dia, quem pratica atividade física regular percebe melhora no raciocínio e tem um envelhecimento mais saudável. Na dúvida, dá pra seguir os conselhos de Ivaldo Bertazzo.

 

9. Reconhecer um patrimônio cultural

Foto: Pisco Del Gaiso | livro Baré

Patrimônio cultural é tudo aquilo que criamos e queremos preservar por sua importância. Uma festa tradicional de sua cidade, um prédio histórico, um ritmo musical. É importante reconhecer o patrimônio cultural a sua volta, ajudar a preservar e compartilhar.


10. Contar uma história para uma criança

Ilustração: Cezar Berje | livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro

Seja uma história que você já conhece ou uma que você inventou, compartilhar um momento com uma criança é sempre enriquecedor para você e para ela.

 

Para exploradores, descobridores e aventureiros a Loja Sesc tem mais de 300 produtos com até 60% de desconto* para aumentar sua bagagem cultural. Esperamos você para uma viagem pela cultura.  




* Promoção válida até 15/01/2018