Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Documentário mostra a realidade de famílias assentadas pelo Brasil

As dificuldades que os assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra enfrentam na busca pela terra e, por consequência, na busca pela habitação, são os temas do episódio inédito da série Habitar Habitat que o SescTV exibe nesta semana.

O programa expõe a realidade de famílias que fazem parte de três assentamentos liderados pelo MST em Piracicaba (SP), Perus (SP) e Viamão (RS), e que fazem parte das 120.000 famílias que ainda esperam, acampadas, pela reforma agrária.

Casas provisórias feitas de lona, plantações que seguem os ideais da agricultura limpa e livre de agrotóxicos e reflorestamento das áreas degradadas são elementos presentes em todos os acampamentos, assim como as dificuldades iniciais, presentes desde a chegada e durante todos os anos de ocupação até a área ser, definitivamente, entregue aos agricultores.

 

“Nós preparamos o solo, respeitamos a natureza, tentando não prejudicar
a terra de onde tiramos nosso sustento”

 

Ainda na segunda temporada da série será exibido o episódio Sem Teto, que através de entrevistas nos mesmos estados - São Paulo e Rio Grande do Sul - apresenta a mesma batalha pelo direito à moradia pelas famílias que vivem nos grandes centros.

 

Habitar Habitat: Sem Terra
Data:19/12, terça-feira, às 22h
Reapresentações: dia 20, às 20h; 21, às 14h30; 22, às 8h
Classificação Indicativa: Livre

Assista em www.sesctv.org.br/aovivo ou em nosso canal do Youtube

Fotos relacionadas