Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

#5 - O paraíso e a última dança

Montagem de origamis na Oficina de Possibilidades<br>Foto: V.Naka/Sesc
Montagem de origamis na Oficina de Possibilidades
Foto: V.Naka/Sesc

Em conversa com os idosos que participam do Festival da Integração, é bem comum eles descreverem a experiência do Festival como um paraíso. Uma noção baseada no constraste entre uma vida regada a trabalho, somada às dificuldades de um idoso no cotidiano da sociedade, que torna especial à convivência de uma semana em um encontro pensado integralmente a eles. E souberam aproveitar muito bem, até a última dança no salão.

Na manhã do sábado, alguns participantes produziam origamis na Oficina de Possibilidades, enquanto outros curtiam os últimos dias de praia, como a Olga Yamamoto de Catanduva – distante 489km de Bertioga – que pela longa distância, precisava aproveitar bem os momentos na areia e mar.


Olga aproveitando os últimos dias de praia | Foto: V.Naka/Sesc

Se na quarta, lá no começo da semana, a Teresa encantou com seu solo vocal na oficina “Quem sou eu na minha história?”, no sábado quem estava cantando em coro lá na praia era a turma do Sesc Jundiaí. Lúcia, Cleinal, Miriam, Madalena, Aparecida, Fiore e Cleusa entoavam letra composta pela própria Lúcia para animar e unificar o grupo jundiaiense, utilizando ritmo da dupla Jorge e Mateus:

Outro grupo que também tem seu grito personalizado é o de Osasco. Estão sempre se fazendo companhia nas atividades e entoam “Ôôôôôoooooooo...sasco!” até mesmo depois de registrarem fotos juntas – um ode à união e a amizade. Elas assistiam ao “Fala Véio!”, programa conduzido por Tadeu Jungle, trazendo um pouco de nostalgia com uma banda cover dos Beatles - Beat Beatles - que fez a Beatlamania renascer por um momento.


Ôôôôooooosasco | Foto: V.Naka/Sesc

Na noite de sábado o esperado show da Mart’nália fez todo mundo pedir e cair no samba! Depois do show, rolou a última discotecagem da semana com DJ Formiga, e lá no finalzinho, já às 23h30, quando todos já tinham partido, os amigos Vitório e Alcira, lá de São Caetano, ainda davam um show de disposição: dançavam ali sozinhos, e ficaram eles e o DJ Formiga até a meia-noite.
 


O samba de Mart'nália animando a última atração noturna do Festival. [Foto: V.Naka/Sesc]


Os amigos Vitório e Alcira. [Foto: V.Naka/Sesc]
 

No domingo, os participantes ainda puderam aproveitar as atividades físicas da manhã, o almoço ainda animado pelo show na saída do restaurante, e então embarcaram de volta às suas cidades com todas as memórias do “paraíso”.

RAPIDINHAS DO FESTIVAL: Os idosos continuam provando que não existe só determinados esportes para eles. Sábado fizeram Stand Up Paddle e Slackline – atividade em que se exige muito equilíbrio. De tarde na capela: música caipira.

Leia aqui as outras histórias desta edição do Festival da Integração

_______________________________________________________________________________________________________

O Festival da Integração é um evento que acontece duas vezes no ano, reunindo idosos frequentadores das Unidades do Sesc em São Paulo, com a finalidade de consolidar as ações permanentes desenvolvidas através do Programa Trabalho Social com Idosos – TSI. Durante os dias do Festival, é oferecida uma programação especial que fortalece os objetivos da ação do Sesc junto a esta população. Além de usufruírem das instalações e ambientes do Sesc Bertioga, os idosos têm a oportunidade de participar de atividades de várias modalidades e linguagens, tanto esportivas, de lazer, como artísticas. No ano de 2015, o objetivo central é a reflexão sobre os papéis assumidos por nós ao longo da vida, percebendo se eles ainda nos cabem, se fazem sentido e refletem o que de fato somos.