Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Circula Belém

A ação Circula Belém, do Sesc Belenzinho, integra a programação da Semana Move Brasil, com o objetivo de te incentivar a praticar algumas atividades que estão no seu cotidiano - como caminhar e andar de bike - para percorrer alguns trajetos deste bairro da Zona Leste de São Paulo. E por falar em bairro, já parou pra pensar que, no seu entorno, tem muitas coisas legais que você nem conhece? Que tal aproveitar esse incentivo pra percorrer e circular por aí? O Sesc Belenzinho vai te ajudar a conhecer o bairro dele, como incentivo para que você conheça o seu!

Pra te ajudar, listamos alguns pontos para começar a descoberta. Topa? Então vem:

Vila Maria Zélia

A primeira vila operária brasileira fica no Belém. Inaugurada em 1917, a Vila Maria Zélia começou a ser construída em 1912, pelo médico e industrial Jorge Street, para dar abrigo aos 2500 funcionários que trabalhavam na filial da poderosa tecelagem Cia Nacional  de Tecidos da Juta que estava no Belenzinho. Se até o Mazzaropi já passou por lá na gravação do filme O Corinthiano, por que você não dá uma chegada pra se sentir numa vila cenográfica e, quem sabe, ouvir belas histórias dos moradores?

Metrô Belém

Para transitar pela cidade, entre as zonas leste e oeste, provavelmente você já passou por lá. Se você só passou dentro do carro, que tal optar por trocá-lo pelo transporte coletivo?

Faculdade Anhanguera

Tem curso de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Direito, Enfermagem e muito mais. Já experimentou entrar e conhecer alguns cursos? Se você já estuda na Anhanguera, que tal se locomover até outro ponto caminhando ou de bike?
Rua Siqueira Bueno, 929

Mais informações aqui

Parque Belém

Um respiro na cidade, com grande área verde, seis quadras poliesportivas, 1,5 km de ciclovia, 1,5 km de pista de corrida, pista de skate, duas áreas para ginástica com equipamentos para a terceira idade e dois playgrounds.
Av. Celso Garcia, 2231

Mais informações aqui

Fábrica de Cultura

Sabia que a Fábrica de Cultura do Belém, na década de 1930, era um reformatório para meninas? Atualmente neste espaço rolam várias atividades culturais como dança, teatro, música, circo, artes plásticas para crianças, jovens e idosos.  Embora o lugar tenha passado  por uma grande reforma,  manteve suas características originais, mesclando antiga alvenaria com a contemporânea.
Av. Celso Garcia, 2231

Mais informações aqui

Refúgio do samba

Para quem gosta de um samba de qualidade, este é um verdadeiro refúgio. Semanalmente o espaço reúne músicos, compositores e admiradores da nossa boa música brasileira. Que tal conferir?
R. Júlio de Castilhos, 412
(11) 2698-5889

Mais informações aqui

Pontos Bike Sampa

Listamos pelo menos 4 pontos do Bike Sampa, pra você pegar a laranjinha e dar um passeio. Pode usá-la para conhecer os pontos do mapa, para aproveitar um dia de sol ou  o final de tarde pela cidade. Que tal?

Rua Toledo Barbosa, 213
Padre Adelino, 1039
R. Serra do Jairé entre a R. Tobias Barreto e a R. Dr. João Batista Lacerda
Rua Conselheiro Cotegibe, número 18

Mais informações aqui

Sesc Belenzinho

Um lugar onde você pode praticar atividade física, tomar sol, participar de oficinas, assistir à espetáculos teatrais, pular e dançar nos shows, se alimentar de forma saudável, trazer os filhos pra brincar e muito mais. O Sesc está há 5 anos no bairro, com uma vasta programação e o intuito de agregar cultura, esporte, lazer e cidadania em um processo de educação permanente.

Mais informações aqui

Pra dar mais uma forcinha, aqui vai um mapa pra você se localizar melhor no Belém e programar seu passeio. 

 

Em alguns destes pontos, você encontrará um mapa com um QR CODE pra marcar por onde passou. Baixe o APP Circula Belém no seu celular e veja a programação completa, além  de mais informações sobre os locais do mapa. Quanto mais lugares visitar, mais códigos vai capturar pelo aplicativo, o que te dará um bom resultado no final. Chame os amigos  e vá percorrer. Convide eles pra participar desta ação e se mover conosco.

Confira a programação completa da Semana Move Brasil aqui.