Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Nem metal, nem plástico, nem vidro: informação que se recicla

Jô lidera 14 pessoas que trabalham diretamente com o tema trazido pelo filme Trashed
Jô lidera 14 pessoas que trabalham diretamente com o tema trazido pelo filme Trashed

Imerso da penumbra, traços irrequietos desenhavam a silhueta do vai e vem de um corpo que ocupava as primeiras fileiras do teatro do Sesc Piracicaba.

A inquietude se destacava e revelava o rosto da sua dona a cada nova saturação de brilho na tela. Definitivamente o que estava sendo exibido, de alguma forma, mexia com aquela pessoa.

A itinerância da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental trouxe, no segundo dia de exibições, o filme Trashed - Para Onde Vai Nosso Lixo?. No filme, a diretora Candida Brady esmiúça os riscos imediatos causados pelo lixo.

A exibição, seguida de bate-papo com representantes do projeto USP Recicla da ESALQ, tinha na plateia a potiguar de Caicó, Maria Joaquina, a Jô, encarregada de uma equipe de limpeza.“O filme foi muito bom, mais um incentivo pra população se conscientizar”.

A questão dos resíduos plásticos, trazida pelo longa britânico, mostrou a situação alarmante de grandes zonas nos oceanos onde o lixo afeta desde as primeiras esferas do ciclo de vida nestes ambientes. Para Jô, que nunca havia assistido um filme do gênero, o alerta não passou incólume.“Me chamou a atenção a parte das sacolas que não se destroem e a gente mesmo tendo em casa, sempre quer mais sacolinhas”

Já numa outra abordagem trazida pelo filme, revelou:“Me emocionei pois não sabia que o lixo interrompia a continuidade da vida”, se referindo às más formações e abortos, reflexos da exposição a resíduos de lixo.

Jô é líder de uma equipe de 14 pessoas que trabalham diretamente com o tema trazido pelo filme Trashed e, se depender dela, a informação captada durante a exibição não terá a lixeira como destino. “Com certeza vou repassar a informação, é mais um aprendizado”.

A mostra segue no Sesc Piracicaba até o dia 24/9. Confira aqui a programação completa.