Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Queer no Cinesábado

Cena do filme <i>Tatuagem</i> que será exibido dia 26/9, no Cinesábado.
Cena do filme Tatuagem que será exibido dia 26/9, no Cinesábado.

O Cinesábado de setembro exibe quatro filmes relacionados ao tema do I Seminário Queer, realizado no Sesc Vila Mariana no mesmo mês.

O projeto Cinesábado, já parte da programação regular do Sesc Vila Mariana, promove a exibição de filmes clássicos e contemporâneos agrupados por relações temáticas  e de linguagem, fomentando o diálogo entre diferentes linguagens e públicos através de cinematografias diversas.

Em setembro, o projeto traz o tema Cinema Queer à discussão, alinhando-o com os debates promovidos pelo I Seminário Queer – Cultura e Subversões das Identidades, que acontece na Unidade nos dias 9 e 10 de setembro. Serão quatro produções brasileiras realizadas nos últimos três anos, o que por si só já atesta o caráter premente e central das questões envolvendo problemáticas de gênero e sexualidade no país.

No dia 5, será apresentado o primeiro longa: Favela Gay, dirigido por Rodrigo Felha e produzido por Cacá Diegues. O documentário aborda o cotidiano da população LGBT nas favelas do Rio de Janeiro. A homofobia onipresente, a discriminação e as dificuldades de aceitação por parte da família constituem o cerne do filme. No sábado seguinte, dia 12, Flores Raras, de Bruno Barreto, ocupa a tela. Trata-se da narrativa do amor lésbico entre Elisabeth Bishop, uma das maiores poetas do século XX, e a arquiteta carioca Lota de Macedo Soares. Com Miranda Otto na pele de Elisabeth e Glória Pires como Lota, a história se passa no Brasil dos anos 1950, em meio à eclosão da Bossa Nova e a construção de Brasília. No dia 19, a coprodução Brasil/Alemanha, Praia do Futuro, dirigida por Karim Aïnouz, discute o conceito de homossexualidade masculina pelo viés das relações familiares. Destaque para a atuação de Wagner Moura, no papel do protagonista. No último sábado do mês, dia 26, o ciclo encerra-se com a exibição de Tatuagem, de Hilton Lacerda. O enfoque aqui é a da contestação política da população queer, ilustrada pela história de uma trupe mambembe que circulava pela periferia do Nordeste brasileira na década de 70, em plena vigência do regime militar.

Todas as exibições são no Auditório, gratuitas, às 14h, e a retirada de ingressos deve ser feita com uma hora de antecedência para cada sessão, na Central de Atendimento da Unidade.

PROGRAMAÇÃO

Dia 5/9
Favela Gay
(Brasil, 2014, 72 min, colorido)
Direção: Rodrigo Felha
Classificação Indicativa: 14 anos



Dia 12/9
Flores Raras
(Brasil, 2013, 118 minutos, colorido)
Direção: Bruno Barreto
Classificação Indicativa: 14 anos



Dia 19/9
Praia do Futuro
(Brasil/Alemanha, 2014, 106 minutos, colorido)
Direção: Karim AÏnouz
Classificação Indicativa: 14 anos



Dia 26/9
Tatuagem
(Brasil, 2013, 110 minutos, colorido)
Direção: Hilton Lacerda
Classificação Indicativa: 16 anos

o que: Cinesábado - Cinema Queer
quando:

De 5 a 26/9, sábados, 14h

onde:

Sesc Vila Mariana | Rua Pelotas, 141 | 11 5080-3000

ingressos:

Grátis. Com retirada a partir das 13h, na Central de Atendimento