Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

#3 - Cada um ao seu tempo e a Árvore da Vida

Wania e a
Wania e a "Árvore da Vida" | Foto: V.Naka/Sesc

Pense em um lugar cheio de histórias? Não exatamente um lugar, mas esse espaço de encontro com cerca de 650 idosos que é o Sesc Bertioga durante o Festival da Integração. O tempo compartilhado entre todos é de apenas uma semana, mas se fosse somado cada história daria uma fonte inesgotável de experiências. Alguns aproveitando pela primeira vez e outros com décadas de história por aqui.

No mesmo embalo do ritmo nordestino que agitou os participantes do Festival da Integração no show da noite anterior, os idosos aproveitaram a Ginástica Multifuncional no ritmo do Forró com banda ao vivo na manhã desta quinta. Teve trenzinho, roda e muita cantoria, enquanto executavam exercícios de forma lúdica em frente ao palco da praia. A Olga Yamamoto lá do Sesc Catanduva estava aproveitando a areia, mas lá nos jogos esportivos, e contou que frequenta o Sesc Bertioga há 40 anos, parte deles – 14 anos – como guia de turismo pelo Sesc. Disse que nas primeiras vezes que veio, os comerciantes da praia ainda utilizavam cavalos.


O trenzinho da GMF em ritmo de Forró | Foto: V.Naka/Sesc
 

Em contrapartida a Isabel lá do Sesc Pinheiros está curtindo Bertioga pela primeira vez, e o lema dela é “fazer um amigo por dia, no mínimo”, e ela contou uma de suas histórias lá na Oficina de Microrroteiros. Na atividade os participantes são convidados a escreverem um acontecimento marcante da vida em 10 linhas, posteriormente ele é resumido pela poetisa Laura Guimarães em poucas palavras – em um microrroteiro, que é impresso e colado em tapumes, no que já ficou famoso pelo nome de “Arvore da Vida”.


Lúcia e Arcídio - 60 anos de casados hoje - com a poetisa Laura Guimarães
 

O Arcídio e a Lúcia lá de São Caetano também participaram da oficina, eles completam 60 anos de casados hoje – dia 17 de setembro. Casaram, cresceram e vivem em São Caetano , vizinhos do Sesc. “É só atravessar a rua mesmo.” disse Lúcia, que já participou da Hidroginástica, Tai Chi e do Coral, enquanto o Arcídio, que já não pode mais praticar sua querida natação – fruto de uma alergia, disse que já fez até Karatê. Também registraram suas histórias a Wania, Elza e Flávio lá do Pinheiros, e muitos outros que deixaram na “Arvore da Vida” um pouquinho de suas experiências e histórias transformadoras de superação, amor, ou filosofias pra vida – como o microrroteiro do Flávio:

"me diz que tolo é aquele que
trabalha incasavelmente
pensando em gozar a vida
só depois de se aposentar.
me diz que a vida
é feita pra curtir."
 

De manhã ainda teve Yoga e o show Bailada dos anos 70; à tarde o SUP Yoga – movimentos clássicos do Yoga em cima de uma prancha, handebol no ginásio, a intervenção guardanapos poéticos, duo de Harpa e violino no música na Capela, e de noite o show circense Cabaré Trix Mix e a intervenção visual Suave Ciclo. Confira um resuminho no vídeo e no álbum do que rolou por aqui nesse terceiro dia de Festival:

 

_______________________________________________________________________________________________________
O Festival da Integração é um evento que acontece duas vezes no ano, reunindo idosos frequentadores das Unidades do Sesc em São Paulo, com a finalidade de consolidar as ações permanentes desenvolvidas através do Programa Trabalho Social com Idosos – TSI. Durante os dias do Festival, é oferecida uma programação especial que fortalece os objetivos da ação do Sesc junto a esta população. Além de usufruírem das instalações e ambientes do Sesc Bertioga, os idosos têm a oportunidade de participar de atividades de várias modalidades e linguagens, tanto esportivas, de lazer, como artísticas. No ano de 2015, o objetivo central é a reflexão sobre os papéis assumidos por nós ao longo da vida, percebendo se eles ainda nos cabem, se fazem sentido e refletem o que de fato somos.