Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Abertas as inscrições para o programa Estrelas do Basquete e do Futebol

Participantes do Estrelas do Basquete e do Futebol 2014/2015 no Sesc Bertioga<br>Foto: Renan Abreu
Participantes do Estrelas do Basquete e do Futebol 2014/2015 no Sesc Bertioga
Foto: Renan Abreu

O programa é uma parceria entre o Sesc em São Paulo e o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, com apoio da Associação Alumni, Centro Binacional Brasil-Estados Unidos. O objetivo é proporcionar a capacitação de jovens para o desenvolvimento pessoal e empreendedorismo social, unindo a paixão pelo esporte com aulas de inglês e liderança.

O que significa ter estrela?

O gol do alemão Mario Gotze no fim da Copa do Mundo de 2014, a mais alta média de pontuação individual de Michael Jordan na NBA, os títulos de mundiais de Fórmula 1 de Ayrton Senna. Diante de carreiras brilhantes impulsionadas por dedicação, sorte e determinação, ter estrela se tornou um bordão famoso para o mundo do esporte. No time de estrelas do Sesc em São Paulo, o que conta é a força de vontade, a troca, o desenvolvimento pessoal e a formação cidadã.

Durante 10 meses, os alunos terão a oportunidade de se aperfeiçoar numa modalidade esportiva por meio de treinos semanais, além de contar com aulas de inglês e liderança. Com isso, além do aperfeiçoamento na língua, o projeto também colabora com a formação de líderes comunitários capazes de contribuir na promoção social de suas localidades.

“Quando fui fazer a seleção, me surpreendi, porque o que mais contou foram as entrevistas e não tanto o futebol. Me perguntaram se eu já fui voluntária, se ajudei pessoas, e contei que já fui com minha prima doar comidas, roupas e brinquedos na periferia da zona leste da cidade. Acho que isso ajudou na minha seleção. Eles também avaliam se você não pensa só em si mesma e se você sabe comunicar suas ideias”. Rebecca Bertulli, 15 anos, participou da edição de 2014-2015 do Estrelas do Futebol no Sesc Itaquera e está dando continuidade no inglês: “1 mês de aula de inglês aqui é como se fosse 1 ano de inglês na escola” conta.

Para demonstrar aos alunos como desenvolver suas habilidades, o programa conta com professores que abordarão temas como: aprendizado e planejamento do tempo; liderança em ação; autoconhecimento e desenvolvimento pessoal; trabalho em equipe; criatividade na prática do líder; comunicação interpessoal; gestão de relacionamento; planejamento pessoal e liderança e motivação pessoal.

Quanto ao desenvolvimento do inglês, o programa conta com a parceria da Alumni, organização sem fins lucrativos, fundada em 1961, que se dedica a promover o entendimento entre brasileiros e norte-americanos por meio da realização de programas educacionais e culturais. Durante as aulas e jogos, as equipes recebem alimentação supervisionada por nutricionistas, uniformes e auxílio-transporte.


O Estrelas do Basquete já está indo para a quarta edição e é direcionado a estudantes de ambos os sexos, com idade entre 13 e 15 anos matriculados na rede pública de ensino ou bolsistas da rede particular. Em 4 anos, o programa já atendeu mais de 120 jovens, que tiveram experiências transformadoras impulsionadas pela dedicação, empenho e, principalmente, gosto pela bola no cesto.

Na última turma, formada em julho deste ano, alunos saíram com ideias frescas em relação a carreira profissional no esporte após o curso.“Eu frequentava o programa Esporte Jovem no Sesc Consolação e já praticava basquete, mas foi no Estrelas que decidi a carreira em educação física. Quero fazer faculdade disso.”, disse Gabriel Henrique, de 15 anos, que se formou recentemente no programa mas continua praticando basquete pela unidade. “Mais uma etapa em minha vida se iniciou hoje, vêm aí pela frente muitos desafios, mas sei que no final vai valer a pena!”, completa Rafael de Campos, 14 anos, que também acabou de se formar.

“Às vezes eu chegava em casa e minha mãe falava que eu não queria tirar o uniforme do Estrelas por nada, nem pra ir em casamento de família. Mas foi tudo muito bom.”, brinca Yasmim Pereira, 15, aluna da Escola Estadual Profº Fidelino de Figueiredo, no bairro de Santa Cecília.

Já o Estrelas do Futebol é destinado às meninas, de 13 a 15 anos, também estudantes de escola pública ou bolsista de rede particular. O programa existe desde 2013 e já atendeu mais de 90 participantes.

“Entrei no Estrelas do Futebol em 2014 e fiquei sabendo através de amigas que participaram da edição anterior. Eu já jogava futebol desde os 6 anos e já participei de campeonatos de futebol feminino. Acho que está aumentando o número de meninas jogando futebol” conta Julie Pereira, 14 anos.

O início das aulas dos dois programas está marcado para 24 de fevereiro de 2016. Os participantes deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas três vezes por semana: o Estrelas do Basquete tem aulas nas tardes de terça, quinta e sexta, e o do Futebol nas tardes de quarta, quinta e sexta-feira.

E você? Quer ser convocado(a) para ser uma Estrela ? Para isso, veja abaixo como se inscrever em cada programa:

Estrelas do Basquete - no Sesc Consolação

Baixe a ficha de inscrição aqui, preencha e envie para: estrelasdobasquete@consolacao.sescsp.org.br
Mais informações: 11 3234-3036

 

Estrelas do Futebol - no Sesc Itaquera

Baixe a ficha de inscrição aqui, preencha e envie para: estrelasdofutebol@itaquera.sescsp.org.br
Mais informações: 11 2523-9321 / 9329


Ainda dá tempo: o prazo de inscrição foi prorrogado para 16 de outubro. Corre lá!

o que: Inscrições para os programas Estrelas do Basquete e Estrelas do Futebol
quando:

Até 16 de outubro de 2015

onde:

Sesc Itaquera | Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000
Tel: 11 2523 9200

Sesc Consolação | Rua Dr. Vila Nova, 245 | Tel: 11 3234 3000

quanto:

Grátis