Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Setembro é mês de lançamento no Belenzinho

Diversos artistas lançam seus novos álbuns aqui no Sesc Belenzinho neste mês de setembro. Confira o que vem por aí.

AS MERCENÁRIAS  (11/9)


Foto: Divulgação

A banda de pós-punk, surgida no início dos anos 80 em São Paulo, trazia em sua formação original Sandra Coutinho (baixo), Rosália (vocal) e Ana Machado (guitarra), contando ainda com a adição do ainda desconhecido Edgard Scandurra (bateria), que mais tarde daria lugar a baterista Lou. Com dois discos na carreira e uma coletânea, o grupo traz em suas composições as influências de Siouxsie and the Banshees, Dead Kennedys, Public Image Limited, Nina Hagen, Joy Division, The Slits e Sex Pistols. Após um hiato de mais de quinze anos, a banda retomou as atividades em meados dos anos 2000, contando com uma nova formação.

Dez anos após a retomada da carreira, As Mercenárias lançam a caixa que contém a primeira demo tape do grupo, de 1983, com uma nova formação, que inclui Sandra Coutinho no baixo e nos vocais e ainda traz como novidade as integrantes Silvia Tape (guitarra e vocais) e Michelle Abu (bateria e vocais). Para essa apresentação, a banda trará as faixas que fazem parte do próximo trabalho, além de músicas que se tornaram clássicos da carreira do grupo, como "Me Perco Nesse Tempo", "Santa Igreja" e "Polícia". Ingressos Aqui

 

RHAÍSSA BITTAR (18/9)
LANÇAMENTO DO DISCO MATÉRIA ESTELAR

Foto: Christian Maldonado

Dentro do projeto Estação Brasileira, a cantora Rhaissa Bittar vem lançar seu segundo álbum 'Matéria Estelar'. No álbum, que conta com a direção estética de Jum Nakao, a cantora dá voz a objetos nas letras das canções, como uma pêra que leva um fora de um caju, uma lista telefônica que desempregada consegue uma função de peso no Sebo do Messias, e um brinco de pérola da menina retratada na pintura do holandês Johannes Vermeer. Para o lançamento, ela convidou Paulinho Boca de Cantor (voz), Paulo Padilha (voz), Paulo Tatit (voz), Maestro Spok (sax alto/barítono) e Nailor Proveta (sax alto/clarinete), para algumas participações especiais.
Ingressos Aqui 
O
uça Aqui

 

DUOFEL(19/9)
LANÇAMENTO DO VINIL DUOFEL PLAYS THE BEATLES



Foto: Divulgação

Formado em 1977, Duofel é composto pelos violonistas Luiz Bueno e Fernando Melo. Os músicos se conheceram tocando em uma banda e rock progressivo e, insatisfeitos com a sonoridade do grupo, decidiram formar o duo e viajar por alguns estados do nordeste para pesquisar ritmos e manifestações regionais, como maracatu, embolada e baião.

Lançaram o primeiro disco em 1990 e, de lá pra cá, já somam dezesseis discos e dois DVD’s gravados na carreira. Realizaram parcerias com Sebastião Tapajós, Hermeto Pascoal, Oswaldinho do Acordeon e Badal Roy.
Para essa apresentação, o Duofel traz o lançamento do vinil Duofel Plays The Beatles, com clássicos da banda inglesa como Eleanor Rigby, Across the Universe, In My Life, entre outros.

Ingressos Aqui
O
uça Aqui

 

ROBERTO SERESTEIRO  (20/9)
LANÇAMENTO DISCO CORDIAIS SAUDAÇÕES



Foto: Dani Botelho

O jovem Roberto Seresteiro nasceu em Piracicaba, e ainda na adolescência começou a frequentar rodas de choro, samba e serestas na sua cidade natal, tendo contato direto com diversos músicos e cantores da região. Aos 19 começou a cantar profissionalmente. 

Seu repertório é formado principalmente por gêneros tradicionais da música popular brasileira, como valsa, seresta, canção, modinha, choro, samba, samba-canção e samba-de-breque. Para essa apresentação o músico traz o lançamento de seu primeiro disco, intitulado Cordiais Saudações. O álbum é composto por quinze canções de notáveis compositores do início do século XX, como Noel Rosa, Herivelto Martins, Silvio Caldas, Orestes Barbosa, Romualdo Peixoto, Cândido das Neves, entre outros.

Acompanhado pelo quinteto Regional Imperial (violão de seis cordas, violão de sete cordas, pandeiro, acordeom e cavaquinho), Roberto Seresteiro convida para esse show quatro músicos que participaram das gravações do disco: Roberto Luna, Antonio Carlos Fioravante, conhecido como Bolão, Izaías do Bandolim e Alessandro Penezzi.

Ingressos Aqui

Fomos até a casa do músico, conhecemos parte da coleção de vinis dele, e descobrimos um pouco mais sobre sua paixão pela música e pela Seresta. Em breve, acompanhe a entrevista que fizemos.

 

LETUCE (25/9)
LANÇAMENTO DO DISCO ESTILHAÇA



Foto: Ana Alexandrino

Letuce é um projeto musical nascido do encontro entre Letícia Novaes, Lucas Vasconcellos, Thomas Harres, Fabio Lima e Arthur Braganti. Com uma sonoridade ligada à MPB com misturas de pop e lounge music, o grupo já possui dois discos na carreira e, nessa apresentação, lançará seu terceiro álbum.

Devido a sua versatilidade, a banda já foi convidada para diferentes projetos, entre eles, apresentações em homenagem aos grupos Raça Negra e Titãs e também ao cantor Cazuza. Também participaram do programa Som Brasil em homenagem à Marina Lima e dividiram o palco com a cantora em outras duas ocasiões.

Para essa apresentação o grupo traz o lançamento de seu novo trabalho, intitulado Estilhaça. O álbum, produzido por João Brasil, traz músicas inéditas criadas pela banda nos dois últimos anos.

Ingressos Aqui

 

MANOEL CORDEIRO (25/9)
LANÇAMENTO DO ÁLBUM MANOEL CORDEIRO & SONORA AMAZÔNIA

Foto: José de Holanda

Músico, compositor, produtor, arranjador musical e pesquisador de música da Amazônia, Manoel Cordeiro pode ser considerado um dos músicos fundamentais na consolidação das sonoridades populares nas regiões norte e nordeste, sendo pioneiro em ritmos como a lambada e o brega. Ele também gravou artistas como Beto Barbosa (PA), Alípio Martins (PA), Banda Carrapicho (AM), José Orlando (CE), Magno (CE), Eliane (CE), Beto Douglas (MA), Frankito Lopes (PA), Banda Warilou (PA), Grupo Pilão (AP), entre outros.
Atualmente integra a banda do seu filho, Felipe Cordeiro, e faz shows por todo Brasil. Como compositor, tem parcerias com Fernando Mendes, Felipe Cordeiro, Arnaldo Antunes, Vital Lima e Zeca Baleiro.

Para essa apresentação, o músico traz o lançamento do álbum Manoel Cordeiro & Sonora Amazônia que é o primeiro disco solo de Manoel Cordeiro. O trabalho traz como foco as vertentes musicais dançantes da Amazônia, além de retomar o universo tradicional, ainda que apontando para os caminhos contemporâneos da música tropical. O show conta com a participação especial de Pinduca, uma das figuras mais conhecidas do estado do Pará e considerado o rei do carimbó.

Ingressos Aqui
Ouça Aqui

 

GUI AMABIS (26/9)
LANÇAMENTO DO DISCO RUIVO EM SANGUE. 



Foto: José de Holanda

Natural de São Paulo, o músico, compositor e produtor Gui Amabis iniciou a carreira como assistente de Antônio Pinto, trabalhando com trilhas sonoras e produção de discos. Com larga experiência em trilhas sonoras, suas criações podem ser ouvidas nos filmes “Bruna Surfistinha” e o seriado “Cidade dos Homens”. Gui também integra o supergrupo Sonantes, com a cantora Céu e integrantes da Nação Zumbi e do Instituto.

Em 2011 lançou seu primeiro disco, intitulado Memórias Luso/Africanas, que abordava a trajetória de sua família. O trabalho contou com a colaboração de nomes como Céu, Lucas Santtana, Criolo e Tulipa Ruiz.

Em 2012 veio o segundo álbum, Trabalhos Carnívoros, com letras menos literais e mais abstratas. Entre composições assinadas apenas por Gui Amabis e composições em parceria, destacam-se as colaborações de Regis Damasceno, Dengue e Rica Amabis nas letras e Thiago França, Pupilo, Luca Raelle e Fernanda Monteiro nas gravações instrumentais.

Para essa apresentação, Gui Amabis traz o lançamento de seu novo disco, Ruivo em Sangue, que contou com os arranjos do próprio músico e dos parceiros Dustan Gallas e Régis Damasceno. Este terceiro trabalho do músico surgiu de uma experiência de andanças pelas ruas de Lisboa entre os anos de 2013 e 2014.

Ingressos Aqui
O
uça Aqui

 

GIBA BYBLOS (27/9)
LANÇAMENTO DO DISCO TOMORROW


Foto: Alex Drobnicki

O projeto Leste Blues traz neste mês Giba Byblos, músico que acompanhou a filha de BB King, a cantora Shirley King, em sua primeira turnê pelo Brasil, em 2011. Com Giba dominando como poucos os fraseados e timbres dos mestres do blues de Chicago, como Freddie King e Otis Rush, Shirley o apelidou de “BB Jr”.
Foi também em 2011 que o guitarrista, cantor e compositor lançou My Duty, seu primeiro disco solo, que recebeu ótimas avaliações no Brasil e no exterior. No ano seguinte, foi a Chicago passar férias e acabou trazendo na bagagem um álbum gravado na Delmark House, uma das mais antigas e tradicionais empresas fonográficas ligada ao blues, jazz e soul dos Estados Unidos. Intitulado Brazilian Blues Bash Live at The Delmark House, o disco com importantes nomes da cena blues do Brasil e dos Estados Unidos.
O guitarrista, que já realizou trabalhos com nomes como Jon McDonald, Toronzo Cannon e Jimmy Johnson, costuma se alternar entre Brasil e Estados Unidos, se apresentando em casas como Rosa’s Lounge, Blues on Halsted e Buddy Guy’s Legends (Chicago), BB’s Blues, Jazz & Soups (Saint Louis) e Bluesberry Café (Clarksdale). Neste show, o músico lança o seu novo álbum Tomorrow e
promete tocar fogo no palco. Ingressos Aqui

Veja no vídeo abaixo a conversa que tivemos com o músico, que nos contou sobre o processo criativo do disco, suas referências musicais e outros lances.

 

Veja a programação completa de Música do Sesc Belenzinho neste link