Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

#1 - Ainda temos disposição sim, senhor!

Danilo Caymmi e Marina de la Riva. O que não faltou foi foto no show de abertura [Foto: V.Naka/Sesc]
Danilo Caymmi e Marina de la Riva. O que não faltou foi foto no show de abertura [Foto: V.Naka/Sesc]

Mesmo depois de uma viagem cansativa, os idosos que vieram participar do Festival da Integração 2015 aproveitaram esse primeiro dia de viagem até o raspo do tacho com muita disposição.

Chegando cedo, por volta das 15h, os grupos que vieram das unidades de Osasco e Ipiranga ainda tiveram um tempinho para fazer um pequeno tour pelo Sesc Bertioga antes da abertura oficial, às 20h30. Um detalhe que faz a diferença, principalmente para os primeiros navegantes dessas terras, já que a unidade oferece diversas possibilidades. Mediado pelo guia Douglas Braga, no passeio foram apresentados rapidamente alguns espaços como a Capela, o Centro de Educação Ambiental e sua importância para a comunidade local, todo o espaço da Convivência e a saída para praia, onde alguns já planejaram a caminhada matinal do dia seguinte.

O guia Douglas Braga apresentando o Sesc Bertioga ao grupo. [Foto: V.Naka/Sesc]

Depois da janta todos estavam prontos para a abertura, e quem fez as honras foi o ator Odilon Wagner, que comentou sobre como nos tempos atuais envelhecemos com muito mais qualidade de vida, e ao perguntar quem da plateia praticava atividade física, teve como resposta uma enxurrada de mãos levantadas orgulhosas. Diante da resposta, Odilon completou: “Aí gostei! É a turma do Sesc. Essa não deixa barato.”, e dessa vez as mãos se levantaram para bater palmas – aplausos para eles mesmos, o grande espetáculo desse Festival que tem como tema a pergunta “Ainda somos os mesmos?”, cuja resposta é uma reflexão sobre os diversos papeis sociais que exerceram e exercem, suas histórias e vivências, que cada um descobre em seu tempo e ritmo.

Odilon Wagner na abertura do Festival da Integração 2015 [Foto: V.Naka/Sesc]

E ritmo foi o que não faltou para os idosos na sequência da abertura durante o show da cantora Marina de la Riva cantando clássicos de Dorival Caymmi, principalmente depois que o convidado Danilo Caymmi entrou no palco, enquanto muitos optaram por chegar bem pertinho para tirar fotos e postar nas redes sociais, outros dançavam sozinhos, em casais, ou até em grupos, e foi assim até o final do show. Sem dúvida amanhã eles já não serão mais os mesmos, e assim vai acontecer enquanto houver tanta disposição para aprender e aproveitar cada encontro e experiência.

 

_______________________________________________________________________________________________________
O Festival da Integração é um evento que acontece duas vezes no ano, reunindo idosos frequentadores das Unidades do Sesc em São Paulo, com a finalidade de consolidar as ações permanentes desenvolvidas através do Programa Trabalho Social com Idosos – TSI. Durante os dias do Festival, é oferecida uma programação especial que fortalece os objetivos da ação do Sesc junto a esta população. Além de usufruírem das instalações e ambientes do Sesc Bertioga, os idosos têm a oportunidade de participar de atividades de várias modalidades e linguagens, tanto esportivas, de lazer, como artísticas. No ano de 2015, o objetivo central é a reflexão sobre os papéis assumidos por nós ao longo da vida, percebendo se eles ainda nos cabem, se fazem sentido e refletem o que de fato somos.