Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Abertura do projeto Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo

Danilo Santos de Miranda, Eduardo Viveiros de Castro, Eduardo Sterzi e Verônica Stigger
Danilo Santos de Miranda, Eduardo Viveiros de Castro, Eduardo Sterzi e Verônica Stigger

No dia 29 de agosto foi aberta ao público a exposição Variações do Corpo Selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo, com uma programação que se estenderá ao longo dos próximos três meses no Sesc Ipiranga e no Parque da Independência. 

A abertura contou com uma conversa entre o diretor regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro - autor das fotografias exibidas na exposição - e os responsáveis pela curadoria, Eduardo Sterzi, escritor, crítico literário e professor de teoria literária na Unicamp e Veronica Stigger, escritora, crítica de arte e professora de história da arte na FAAP. 

Durante a abertura, o escritor André Vallias recitou o poema 'Totem', de sua autoria  e considerado por muitos o contra hino de nossos tempos, escrito a partir de 222 nomes de povos indígenas.

Logo em seguida, o público assistiu à performance 'Deglutições Cênicas - Cantos Ameríndios - Uma perspectiva Urbana' convergência de pesquisa e interesse poético entre a Cia. Oito Nova Dança, dirigida por Lu Favoreto, e da Cia. Livre, dirigida por Cibele Forjaz

Também teve programação especial para as crianças, com a contação de histórias 'Onde a Onça Bebe Água', da Cia. Florescer. Com Renata Volpato e Daniel Braga, a história é uma adaptação do livro “Onde a Onça Bebe Água”, de Verônica Stigger e Eduardo Viveiros de Castro, que aborda a relação do corpo com as transformações dos homens em animais.

A performance 'Sagração do Urubutsin' com Sara Panamby e Filipe Espíndola trabalha as memórias mortas, as lembranças fugidias tornadas vivas pelo pulsar: de um povo, um corpo, um pássaro, devir... A partir da pesquisa com perfurações corporais, a performance investe no campo sensível da radicalidade das ações impressas e marcadas por penetrações e porosidades. 

Tivemos também a visitação do público e a visita de diversos artistas que prestigiaram a abertura da exposição, como o ator e diretor teatral Zé Celso. 

Da esquerda para direita: O diretor teatral Zé Celso, o diretor regional do Sesc em São Paulo Danilo Santos de Miranda e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Foto: Adauto Perin

A programação de abertura terminou com o show 'Arto Lindsay Quarteto'. Músico e artista que tem uma trajetória marcada pela intensa e frequente colaboração com artistas de diversos movimentos musicais como Caetano Veloso, Marisa Monte entre outros.

Para saber mais sobre o projeto, composto pela exposição, por um seminário e por uma extensa programação paralela, clique aqui.

Leia também a entrevista que os curadores da exposição, Eduardo Sterzi e Veronica Stigger deram para a EOnline, aqui.