Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

CTG Porteira do Rio Grande – valorização da cultura gaúcha

Foto: Matheus José Maria
Foto: Matheus José Maria

“Palanque do passado, esteio do futuro”

No contexto de sua criação, ocorrida na década de 1950, essa frase foi escolhida como lema do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira do Rio Grande, sediado no município de Vacaria (RS). Até os dias de hoje, os palcos em que bailam os integrantes desse CTG são tidos como espaços de importância inquestionável, pois neles conhecimentos e práticas são circulados e atualizados entre as gerações, além de serem difundidos para o público. 

Entretanto, o trabalho do CTG não se reduz ao momento de apresentação de uma dança em um palanque. Ou mesmo a um grande rodeio crioulo de âmbito internacional. Ao frequentar o CTG, aprende-se que cada movimento, vestimenta, adorno e conduta é considerado elemento fundamental e constitutivo para a formação da pessoa gaúcha. Acerca do rodeio, técnicas corporais muito específicas e precisas são ensinadas desde a primeira infância e, dessa maneira, o corpo do peão é formado de modo a encarar "provas" cada vez mais complexas, relacionadas à lida no campo. 

Assim, as novas gerações firmam seus alicerces no solo da tradição, sendo instigadas a revelar suas habilidades por meio de disputas de provas artísticas e campeiras, cujo resultado define quem seriam os "peões" e as "prendas" de cada concurso. No horizonte, enxergam a ampliação do movimento tradicionalista, conquistada por meio de seus esforços e dedicação à valorização da cultura gaúcha. 

 

 

Você sabia?

- Existem mais de 3.500 Centros de Tradições Gaúchas espalhados no mundo. Há 2.822 CTGs no Brasil, sendo que 1.731 estão no Rio Grande do Sul. Há também nos estados Unidos, Polônia e Japão.

- No sul do Brasil em sua maioria os rodeios são crioulos, são rodeios onde a montaria é feita em cavalos. Nas gineteadas, uma das modalidades de montaria mais antiga, o peão cavalga diretamente em contato com pelo do animal, sem sela. 

- A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, foi uma luta civil que aconteceu no Rio Grande do Sul ao longo de dez anos, entre 1835 e 1845. Nesse período, a província sulina deixou o Império do Brasil para formar a República Rio-Grandense.

- Vacaria é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localizado no Nordeste do estado, tem uma população de 66 218 habitantes. A cidade é a sede do Rodeio Crioulo Internacional, considerada a maior festa tradicionalista da América Latina. É também o maior produtor de maçã no Brasil.

>> Saiba mais sobre a ação Percursos da Tradição aqui.