Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Mais do mesmo – Enjoy the Silence

A década de 1990 começou arrebentando. Quem achava que os anos 1980 tinham dilatado o bom senso estético ao seu limite, se enganou. Modelos de tênis ainda mais rebuscados, jaquetas enormes, peças de roupa com cores fosforescentes, cabelos espalhafatosos, calças jeans com cintura mais alta que a inflação e pochetes (ah, pochetes!) são exemplos que se repetem até hoje com fervor e alegria.

A música pop não ficou atrás. Logo no dia 16 de janeiro de 1990, o grupo britânico Depeche Mode lançaria a emblemática canção Enjoy the Silence, carro-chefe de um dos álbuns mais importantes da música eletrônica, o Violator, lançado em março do mesmo ano.

O single havia sido composto para ser uma balada, somente com Martin Gore nos vocais. Entretanto, durante o processo de produção e gravação do disco, o então tecladista da banda, Alan Wilder, disse que a música deveria ser dançante. Sorte nossa!

Posteriormente, Enjoy the Silence foi regravada e remixada das mais variadas formas, por artistas da música folclórica polonesa, do tango, punk rock, surf music e heavy metal. Para celebrar os 30 anos de seu lançamento, a Mais do mesmo reúne 30 versões deste hino da música eletrônica.

Mais do mesmo é uma das playlists do Sesc SP nas plataformas de streaming de música. O barato dessa seleção musical é eleger um sucesso nacional ou internacional que rompeu fronteiras e ganhou um mundo de versões. Mais do mesmo é uma espécie de estudo divertido sobre arranjos, estilos e sotaques de uma única obra.

Você pode escolher onde escutar: a mesma playlist está disponível no Spotify, no Deezer e na Apple Music.