Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

História Secreta - Provos

“Provos”, movimento holandês de contracultura de meados da década de 1960, tinha como foco protestar e provocar reações violentas das autoridades utilizando-se de “iscas” não violentas. Uma destas provocações veio através do uso da bicicleta, como uma resposta para aos altos níveis de poluição dos carros, que se tornaram muito mais prejudicial à saúde que o cigarro.

Um dos primeiro projetos famosos do Provos foi o Plano Branco (a cor branca é usada para chamar atenção durante os percursos feitos a noite); abaixo o manifesto:

“Cidadãos de Amsterdã!

Basta com o asfáltico terror da classe média motorizada! Todo dia, as massas oferecem novas vítimas (...) O Sufocante monóxido de carbono é seu incenso. A Visão de milhares de automóveis infecta ruas e canais.

O plano Provo das bicicletas nos libertará desse monstro. Provo lança a bicicleta branca de propriedade comum (...).

A Bicicleta Branca estará sempre aberta. A bicicleta branca é primeiro meio de transporte coletivo gratuito (...) A bicicleta branca está a disposição de quem quer que dela necessite. Uma vez utilizada, nós a deixamos para o usuário seguinte."

--

Bibliografia:
Guarnaccia, MATTEO. Provos: Amsterdã e o nascimento da contracultura. São Paulo: Veneta, 2015.

--

>> A História Secreta das Bicicletas é uma intervenção do Coletivo Contrafluxo que acontece no Sesc São Caetano dentro da programação do Sesc Verão.