Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Da ideia ao livro – como criar e publicar obras de ficção

Autor do best-seller
Autor do best-seller "Os Sete" ministra curso literário no Sesc Osasco | Foto: Daniela Ometto

Quando você pensa em vampiros, qual é o cenário que surge na sua mente?
Estamos acostumados a pensar em cidades medievais, neve, gelo, horizontes sombrios, nublados em terras estrangeiras, de preferência no hemisfério Norte. Isso se dá pela construção hegemônica da literatura e do cinema mundiais ao retratar histórias vampirescas, e até mesmo histórias de terror.

Em 1999, o escritor André Vianco foi um dos primeiros - quiçá o primeiro - autor brasileiro a tentar quebrar essa hegemonia no imaginário coletivo, inaugurando uma literatura fantástica com cenários urbanos, brasileiros, com vampiros dentro de um mudo contemporâneo familiar ao que conhecemos hoje, tendo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Osasco, em São Paulo, como cenários para suas histórias. “Os Sete” foi a obra que marcou esse momento da literatura vampiresca no Brasil, lançada originalmente e 1999, relançada no ano 2000 pela Novo Século e, em 2016, pela Editora Aleph. A obra vendeu mais de um milhão de cópias e colocou Vianco como um dos autores mais lidos do Brasil.

No entanto, os caminhos percorridos entre o processo de produção e a publicação da obra não são simples nem fáceis e envolvem planejamento e estratégia, além de muita criatividade. Foi pensando em ajudar autores iniciantes que Vianco desenvolveu o curso “Da ideia ao livro: ferramentas para construir histórias inesquecíveis”, composto por quatro aulas e que acontece durante o mês de janeiro no Sesc Osasco.

Durante as aulas, André Vianco mostra como construir o corpo e a alma da história, que são o fundamento e a base nos quais o storytelling se apoia, e também como aplicar esse conhecimento desde a primeira até a última página de sua obra.

Serão quatro encontros com os seguintes temas: “Por que contamos histórias”, “Personagem: a alma da história”, “Estrutura: o corpo da história” e “Publicar e divulgar: criando sua audiência”. As inscrições para as aulas começam em 7 de janeiro e podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Osasco. 

André Vianco é romancista, roteirista e diretor de cinema e TV especializado em literatura de terror, sobrenatural e vampiresca. Com 23 livros lançados, Vianco já vendeu mais de um milhão de exemplares e é considerado um dos principais autores brasileiros de fantasia deste século. Entre as suas principais obras estão “Os Sete”, que deu origem à saga “Vampiros do Rio Douro” e se tornou célebre, rapidamente conquistando milhares de fãs, consagrando-se em best-seller. Sua bibliografia inclui ainda outras duas séries: “O Vampiro-Rei”, que inclui 5 volumes; e a trilogia “Meus Queridos Monstrinhos”. Além disso, o autor tem publicados outros oito livros, sendo “Penumbra” (2017) sua última obra lançada.

>> Mais detalhes e informações, clique aqui.