Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sesc Verão + Jogos Olímpicos e Paralímpicos = Deu Match!

Basquete 3X3 é uma das novas modalidades dos Jogos Olímpicos 2020. Foto: Anderson Rodrigues
Basquete 3X3 é uma das novas modalidades dos Jogos Olímpicos 2020. Foto: Anderson Rodrigues

O verão é inspirador pra muita gente iniciar ou retomar um esporte, mas em 2020 o clima de Jogos Olímpicos pode dar uma motivação a mais. A edição de 2016 que aconteceu no Rio de Janeiro mostrou que o Brasil não é o país apenas do futebol. Além de termos ocupado o 13º lugar do quadro de medalhas com ouro para modalidades como canoagem, judô e ginástica artística, o Brasil teve torcidas que vibraram muito e provaram que também gostamos de outras modalidades.

Uma nova edição vem aí para a gente assistir aos jogos - mesmo que de longe já que acontece em Tóquio - e torcer pelos(as) nossos(as) atletas. Mas para não ficar só na torcida, o Sesc Verão chega com uma programação voltada para as modalidades olímpicas e paralímpicas. É a oportunidade de conhecer, experimentar e aprender mais sobre esportes que podem ser mais do que um crush de verão e se transformar em uma longa história de amor para o ano todo! 

São diversas atividades gratuitas. Durante os meses de janeiro e fevereiro as Unidades do Sesc se transformam em polos de convergência e conexão por meio do esporte. Veja os destaques da programação de janeiro da Capital e Grande São Paulo:

Para praticar


Instalação Percurso - Triatlo no Sesc Belenzinho. Foto: Junior Pacheco


Na instalação Percurso – Triatlo no Sesc Belenzinho você pode experimentar o esporte em atividades com interações tecnológicas e entender seus significados, sentidos e sensações. A programação espaço para todo mundo, desde Triatlo para Crianças, Iniciação ao Triatlo para maiores de 16 anos e até um Festival de Triatlo Zen, que substitui a corrida, a natação e o ciclismo pelas práticas corporais Pilates, Yoga e Danças Circulares. Além disso, quem definiu que 2020 será o ano em que sairá do sedentarismo terá a oportunidade de participar de um ciclo de encontros que tem momentos teóricos e práticos: o Mova-se. É o que faltava pra cumprir as promessas de ano novo!

Uma quadra de grama sintética novinha foi montada no ginásio do Sesc Bom Retiro para receber atividades como o Hóquei, Frisbee, Rugby e Badminton. Aproveite para experimentar diferentes modalidades.

Sabe aqueles parques com camas elásticas que as crianças se divertem? Essa brincadeira vem de uma modalidade olímpica que pode ser praticada por todas as idades: a Ginástica de Trampolim. O Sesc Pompeia preparou um espaço dedicado ao esporte e ainda vai rolar um encontro com bate-papo e vivência com a atleta Alice Hellen.

O Skate já tem seu espaço garantido no Sesc Campo Limpo e, agora que o esporte vai entrar para as modalidades dos Jogos Olímpicos, a programação está ainda mais especial. Pâmela Rosa - atualmente a número 1 do mundo no Street - e Bob Burnquist - Primeiro skatista a acertar um 900º na Megarampa – vão fazer apresentações esportivas. Já no Sesc Guarulhos o Skate ganha uma pista nova e também terá encontros com atletas como Sandro DiasLucas XaparralFelipe Nunes e, em fevereiro, mais uma chance de encontrar Bob Burnquist. Não perca a chance de dividir as rampas com essas feras do skate.

Para experimentar


Esgrima no Sesc Vila Mariana. Foto: Matheus José Maria

 

No Sesc Santana vai ser possível experimentar o Remo mesmo sem ter um barco. Vai acontecer uma Maratona esportiva e vivências em um equipamento chamado Remo Ergômetro. Com ele não precisa estar em contato com a água é só sentar e começar a remar.

As lutas serão destaque no Sesc Santo Amaro. Kata, Judô, Tai Chi Chuan, Karatê e diversas outras terão vivências. Entre as modalidades acontecerá uma apresentação esportiva de Luta Greco Romana com Ronisson Brandão e participação especial de Evelym Mattos

Já no Sesc Vila Mariana a luta é a Esgrima. Serão realizadas aulas abertas com a participação de importantes atletas da modalidade nas versões olímpica e paralímpica. Entre eles está o paratleta Renzo Agresta que estará na unidade dia 18/1 e no Sesc Santo André dia 19/1.

Para conectar-se


Flavia Saraiva na programação do Sesc São Caetano em espaços externos da cidade. Foto: Divulgação


O esporte cria conexões e no Sesc Ipiranga dá pra ver isso na prática. A programação “Conexcidade Esportiva” têm diversas atividades com experiências esportivas que fortalecem as relações humanas, estabelecem e ampliam conexões com a cidade e os diferentes territórios. A partir do ginásio da unidade a ideia é criar um fluxo com seu entorno, principalmente junto à Heliópolis e Vila Prudente estreitando relações, mapeando ações e oferecendo uma grade de atividades construída em diálogo com a comunidade.

Além de tudo que vai rolar na unidade, uma rádio comunitária de Heliópolis preparou a pauta em seu programa Linha Cruzada em conjunto com a comunidade para tratar da Cultura Esportiva. Serão 05 entradas ao vivo com a Rádio Heliópolis Móvel atuando na abertura do evento na unidade, na praça Altemar Dutra e na Vila Prudente.

O Sesc São Caetano também oferece atividades “Fora de Casa”, em espaços nas cidades do ABC e região. Desta vez a programação está mais especial. A ginasta Flavia Saraiva, que já tem vaga garantida nos jogos de 2020, e o ginasta Francisco Barreto, forte candidato ao pódio desta edição, compartilharão suas experiências e apresentarão a modalidade em diferentes lugares de São Caetano.

Para trocar ideia


Apresentação e bate-papo com Priscilla Stevaux no Sesc Avenida Paulista. Foto: Divulgação


No Sesc 24 de Maio o bate-papo com atletas vai rolar com captação e mediação de coletivos que produzem podcasts. Cada encontro terá um esporte como tema: com mesatenistas a participação é da galera d’O Lado Negro da Força, com atletas Leonardo Zuffo, Cintya Oliveira e Fábio Bento do Badminton será o coletivo Frequência Modulada, no Triatlo com Fernanda Keller o Per Raps Cast vai marcar presença e finalizando no Tênis de Mesa Feminino com Maíra Ranzeiro estarão as Pretas na Rede. Após cada encontro acontecerão apresentações esportivas com atletas.

A atleta de BMX Priscilla Stevaux, que competiu nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, estará no Sesc Avenida Paulista para uma apresentação e bate-papo. A programação da unidade reúne diversas atividades pra quem curte bike, seja para customizar a magrela, deixar mais segura com iluminação LED ou participar de um passeio ciclístico por hortas urbanas próximas.

Provas de fundo, meia maratona e maratona, sabe quais suas diferenças? Conheça mais estas modalidades do atletismo em uma aula aberta com atletas que estiveram em outros países carregando a bandeira brasileira. No Sesc Interlagos Sirlene Pinho – meiamaratonista bicampeã da Maratona de Buenos Aires – e Ronaldo Costa – vencedor da Maratona de Berlim em 1998 – vão compartilhar suas experiências e realizar uma aula aberta. Ainda no atletismo, o Sesc Osasco receberá a corredora Rosemar Maria Coelho Neto. Ela participou de duas edições dos Jogos Olímpicos, Atenas 2004 e Pequim 2008 onde conquistou a medalha de bronze na prova de revezamento 4x100. 

Um time de atletas do voleibol feminino e masculino chega ao Sesc Itaquera para trazer à tona histórias das diferentes gerações a partir do ponto de vista de quem viveu as dificuldades e as conquistas no esporte. Estarão por lá as atletas Jaqueline Carvalho, Fofão e Lorenne Teixeira e no segundo encontro William Carvalho, Sérgio Dutra (Serginho), Ricardo Lucarelli.

Para refletir


Boxe e negritude: visibilidade esportiva e social no Sesc Carmo. Foto: pixabay.com

 

Quais os estigmas de raça que foram transpostos para o boxe? Porque essa modalidade de luta percorreu majoritariamente espaços marginais e lançou visibilidade a atletas negros? Reflita sobre o tema no bate-papo sobre Boxe e negritude: visibilidade esportiva e social, que acontece no ringue que o Sesc Carmo montou em frente ao Poupatempo Sé. Aproveite sua ida ao centro para trocar uma ideia e participar de uma vivência com Servílio de Oliveira, primeiro pugilista brasileiro a conquistar uma medalha olímpica.

Marcos é jornalista, palestrante e youtuber. Sabe o que tem de especial nele? Seu humor. No canal Historias de Cego ele traz curiosidades sobre o cotidiano de uma pessoa com deficiência visual e vai trazer esse tema para o Sesc Consolação. Contando histórias de situações vividas por ele no dia a dia de uma maneira bem humorada e muito consciente, vai expor uma perspectiva alternativa ao que muitos pensam sobre pessoas que não possuem a visão. Ele foi atleta de futebol de cegos e o primeiro cego brasileiro a esquiar na neve.

Em todas as unidades os esportes paralímpicos estarão presentes, mas no Sesc Pinheiros feras da natação paralímpica vão dividir suas experiências em encontros com Carlos Farrenberg e com Joana Neves e Clodoaldo Silva.

As mulheres também têm conquistado cada vez mais espaço nos esportes, por isso tem muitas atividades para elas ao longo do Sesc Verão, mas ainda em Pinheiros tem um encontro especial com um bate-papo com a maior artilheira do futebol em Jogos Olímpicos em ambos os gêneros, Cristiane Rozeira.

Para aprender mais


Exposição Arremessos Urbanos no Sesc Parque Dom Pedro !!. Foto: Wagner Pinho

 

A exposição Arremessos Urbanos: o basquete 3X3 e o basquete em cadeira de rodas celebrados na fotografia está no Sesc Parque Dom Pedro II até março e conversa (e muito) com as atividades propostas para a unidade durante toda a estação. Neste esporte diversas raças, classes sociais, gêneros e tipos de corpos se lançam atrás da bola em busca não só de pontos e diversão, mas muitas vezes de reinvenção de si próprios. "Pode vir!", conclama uma pichação em um tambor de metal em uma quadra no bairro paulistano do Brás, como a dizer que todos ali são bem-vindos. O voo mágico de um atleta envolto em céu azul; uma cesta cercada por uma humilde comunidade de Taboão da Serra; o olhar de um menino em cadeira de rodas que, sem suas próteses, sabe que isso não vai impedi-lo de disputar a bola; a festa de garotas que se empoderam a cada arremesso.

Acompanhando as fotos, estão versos de Karol de Souza, rapper e jogadora de basquete de rua, que os compôs especialmente para esta exposição. Como ela mesma escreveu, no basquete transpira-se capacidade, na vida e no garrafão, porque, em uma meia quadra ou a bordo de uma cadeira de rodas, esbanja-se raça, beleza e força, "e pro impossível se diz não". Visite a exposição, aproveite para fazer uns arremessos com quem viveu isso profissionalmente, como a clínica técnica e tática que será realizada com o ex-atleta profissional de basquete Danilo D14 Castro!

No Sesc Guarulhos a exposição homenageia aquela que é considerada o maior nome do tênis brasileiro (incluindo homens e mulheres): Maria Esther Bueno - A Bailarina do Tênis. Eleita a melhor tenista do século XX da América Latina, foi uma das maiores do mundo. Durante a carreira venceu 589 torneios sendo 19 deles do Grand Slam, que é o grupo de torneios mais importantes de uma temporada. Também terão encontros com atletas importantes da modalidade e esportes como Aquatênis, Badminton e Futetênis.

Estes são só alguns destaques, mas tem muita programação rolando pelas unidades, não somente na capital, mas também em unidades do interior e do litoral.

Consulte a programação completa, são diversas atividades que prometem despertar as mais diversas histórias de amor!