Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

História Secreta -"Rita Siminovich" e o Pedal da Inclusão

Rita Siminovich, de 43 anos, mantém uma rotina assídua de pedaladas pelas ruas de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Segundo ela, sempre que pedalava, alguns pensamentos começavam a inquietá-la: “Ficava imaginando as pessoas que não poderiam ter esse prazer. Como seria para um cego? Um cadeirante? Ou para uma pessoa que não consegue se equilibrar sozinha por algum problema neurológico?”

Motivada por esses questionamentos, Rita decidiu fazer algo por essas pessoas e provar que andar de bicicleta também poderia ser possível para elas: em 2016, então, nasce o Pedal da Inclusão.  A proposta é incluir pessoas com deficiência no ciclismo, apoiando a convivência amistosa entre todos. Qualquer manifestação de violência contra o indivíduo é um ato de exclusão do grupo, inclusive.

Através do dinheiro juntado por meio da arrecadação de tampinhas plásticas e lacres em pontos de coleta e com parcerias, o projeto constroe bikes acessíveis para pessoas que têm limitações físicas de diversos tipos.

A primeira bike adaptada foi feita para cegos, e era dirigida por outra pessoa; a segunda foi adaptada para cadeirantes, na qual, também dirigida por outra pessoa, há uma cadeira acoplada na parte da frente, o que possibilita o passeio.

"Procuramos fazer passeios periódicos para a conscientização de doenças como esclerose múltipla e câncer”, conta a idealizadora. “Nesses ‘pedais’, levamos algumas pessoas pelas ruas e levantamos a bandeira de que, se cuidarmos e buscarmos o tratamento certo, a qualidade de vida aumenta e os problemas são amenizados”.

Conheça mais do projeto aqui.

--

Bibliografia:

Sempre Família

--

>> A História Secreta das Bicicletas é uma intervenção do Coletivo Contrafluxo que acontece no Sesc São Caetano dentro da programação do Sesc Verão.