Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

História Secreta - Teresa Dárprile e o “Saia na Noite”

Um dos indicadores universais de uma cidade amiga das bicicletas é o número de mulheres, idosos e crianças circulando sobre a bike. Porém, um levantamento feito pelas quase 40 contagens de ciclistas realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Aracaju, Recife e Niterói entre os anos de 2008 e 2015, aponta apenas 7% de mulheres ciclistas trafegando nas grandes cidades. Em São Paulo, a média para 6%. Esta é uma realidade triste e que devemos agir para mudar.

Criado em 1992 pela professora Teresa D’Aprile, o “Saia na Noite” busca ajudar com essa mudança de cenário, motivada exatamente pela dificuldade que muitas mulheres encontravam para pedalar na metrópole.

O Grupo conta com passeios que acontecem todas às terças-feiras, em percurso de, em média, 20 quilômetros e com roteiros decididos na hora, com a demanda do momento. Apesar de ser voltado para mulheres, ele também está aberto aos homens que se interessarem. Saiba mais sobre a iniciativa aqui.

--

Bibliografia:

Estadão
Ciclocidade

--

>> A História Secreta das Bicicletas é uma intervenção do Coletivo Contrafluxo que acontece no Sesc São Caetano dentro da programação do Sesc Verão.