Postado em
Imaginação Musical
O 6º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XV, XVII e XVIII tem como tema principal de reflexão e debates as variadas intersecções entre a música e a imaginação
Na música, a imaginação se manifesta na invenção de melodias, ritmos e harmonias, formulando ideias e gerando emoções. Este é o tema do Imaginação Musical, o 6º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical, que acontece no Sesc Carmo de 16 a 19 de setembro. A programação gira em torno da música dos séculos XV, XVI e XVIII, que correspondem aos períodos renascentista, barroco e clássico.
“A música antiga baseava sua poética em princípios cujo fim não estava na obra musical, mas no efeito que ela provocava no ouvinte. Ou seja: os músicos não compunham pensando em como ia soar a música, mas sim em que sensações causaria”, explica Priscila Rahal, responsável pela programação musical do Sesc Carmo.
Com organização de Monica Isabel Lucas (USP), Imaginação Musical visa incentivar o diálogo entre pesquisadores de diferentes âmbitos das humanidades. O programa inclui cinco mesas redondas com estudiosos, duas palestras, sessão de comunicações e quatro concertos com orquestras de época na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.
Entre os convidados internacionais estão os professores Jacomien Prins, da Warsick University, da Inglaterra; Giuseppe Gerbino, da Columbia University, dos Estados Unidos; e Maurice van Lieshout, da Hochschule für Musik und Theater München, da Alemanha.
As inscrições para as palestras e mesas podem ser feitas no site do Encontro.
o que: | Imaginação Musical - Encontro de Pesquisadores em Poética Musical |
quando: |
16 a 19/set |
onde: | |