Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Imaginação Musical

Flautas do Consort  (Foto: Bruno Schultze)
Flautas do Consort (Foto: Bruno Schultze)

O 6º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XV, XVII e XVIII tem como tema principal de reflexão e debates as variadas intersecções entre a música e a imaginação

Na música, a imaginação se manifesta na invenção de melodias, ritmos e harmonias, formulando ideias e gerando emoções. Este é o tema do Imaginação Musical, o 6º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical, que acontece no Sesc Carmo de 16 a 19 de setembro. A programação gira em torno da música dos séculos XV, XVI e XVIII, que correspondem aos períodos renascentista, barroco e clássico.

“A música antiga baseava sua poética em princípios cujo fim não estava na obra musical, mas no efeito que ela provocava no ouvinte. Ou seja: os músicos não compunham pensando em como ia soar a música, mas sim em que sensações causaria”, explica Priscila Rahal, responsável pela programação musical do Sesc Carmo.

Com organização de Monica Isabel Lucas (USP), Imaginação Musical visa incentivar o diálogo entre pesquisadores de diferentes âmbitos das humanidades. O programa inclui cinco mesas redondas com estudiosos, duas palestras, sessão de comunicações e quatro concertos com orquestras de época na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte.

Entre os convidados internacionais estão os professores Jacomien Prins, da Warsick University, da Inglaterra; Giuseppe Gerbino, da Columbia University, dos Estados Unidos; e Maurice van Lieshout, da Hochschule für Musik und Theater München, da Alemanha.

As inscrições para as palestras e mesas podem ser feitas no site do Encontro.

 

 

o que: Imaginação Musical - Encontro de Pesquisadores em Poética Musical
quando:

16 a 19/set

onde:

Sesc Carmo