Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

De salas de concerto a festivais ao ar livre até o interior de São Paulo

Gyan Riley, filho do compositor Terry Riley, e Timba Harris, do Secret Chiefs 3, compõem em estilo musical livre, explorando paisagens sonoras pouco conhecidas e ritmos de várias partes do mundo. Eles formam o duo Probosci, que faz show no Sesc Ribeirão Preto

Fruto da parceria já consolidada entre Gyan Riley (violão) e Timba Harris (violino), o duo Probosci transita naturalmente entre acordes delicados e agressivos. Numa incursão pela música instrumental de diversas origens, ora as canções remetetem ao flamenco espanhol, ora à sonoridade típica dos países orientais, e em outros momentos à clássica música de concerto. Desde sua criação, se apresentam em diferentes espaços, como salas de concerto, pequenas casas de shows, museus e festivais ao ar livre.

Harris é violinista, trompetista e compositor, mais conhecido como multi-instrumentista central do Secret Chiefs 3 e fundador do grupo Estradasphere. Riley é violonista e compositor, passou 15 anos no San Francisco Conservatory e é filho do expoente da música minimalista, o compositor, pianista e vocalista Terry Riley. Norte-americanos, ambos figuram na Série de Compositores do selo Tzadik, do saxofonista de Jazz mundialmente reconhecido John Zorn, dedicado exclusivamente à divulgação da música instrumental.

O show do duo Probosci acontece no Sesc Ribeirão Preto, às 20h30 do dia 17/09 (quarta-feira), no Auditório da unidade, e no Sesc Vila Mariana na sexta 19/09, também às 20h30. É a segunda vez que Timba Harris desembarca em terras brasileiras neste ano. Em maio, personificando o violinista mascarado do Secret Chiefs 3, ele se apresentou na Virada Cultural Paulista e também no Sesc em Ribeirão.

Carreira Prolífica

O trabalho mais recente de Timba Harris envolve um coro de 85 vozes com eletrônica, o neXus I: Cascadia.  Ele também toca na New York Arabic Orchestra, Al-Madar (com Bassam Saba) e no Gyan Riley Trio (com Gyan e Scott Amendola/Ches Smith). Já se apresentou em renomados teatros, clubes de rock e salas de concerto em mais de 40 países, dividindo o palco com John Zorn, Mike Patton, Fred Frith, William Winant, Carla Khistedt, entre outros. Contribui em composições, arranjos e gravações com artistas Stephen O’Malley, Sunn o))), MMoB, Grails, Eyvind Kang e Wolves in the Throne Room.

Gyan Riley tem quatro álbuns solo e inúmeras colaborações. Esteve em turnê como solista de vários grupos pela Europa, Canadá, América Latina e EUA, incluindo performances com Zakir Hussain, Michael Manring, Mike Marshall, Dawn Upshaw, The San Francisco Symphony, the Falla Guitar Trio, The World Guitar Ensemble e seu pai Terry Riley. Compôs para trabalhos comissionados pelo Carnegie Hall, The American Composers Forum e The New York Guitar Festival. Seus trabalhos mais recentes incluem o duo Pluck with Wu Fei (guzheng e voz), o duo SuperBalls com David Cossin (percussão), o quinteto Al-Madar, um duo com Terry Riley (piano, synth, voz) e Eviyan, com Iva Bittová (voz, violino) e Evan Ziporyn (clarinetes).

Ouça: http://bit.ly/1tu9btf