Postado em
Residência Lá e Cá: O Artesanato Tradicional no Espaço Urbano
No Sesc Santana, bate-papos, oficinas e workshops para valorizar e divulgar o artesanato tradicional nos centros urbanos
O artesanato é uma rica forma de expressar a cultura e a criatividade de uma nação. Via de regra, representa a história e reafirma a autoestima do povo.
Mas o que é artesanato no mundo moderno e contemporâneo? É toda produção resultante da transformação de matérias-primas, que agrega à obra caráter cultural e viés econômico. Tal capacidade permite geração de trabalho, renda e potencialização de vocações regionais.
Com o intuito de manter viva a história do povo brasileiro e promover de forma sustentável e correta o desenvolvimento social, o Sesc Santana – com curadoria da ArteSol – desenvolve o projeto ‘Residência Lá e Cá: O Artesanato Tradicional no Espaço Urbano’.
A programação de agosto, setembro e outubro reúne uma série de atividades – bate-papos, oficinas e workshops – para valorizar e divulgar o artesanato tradicional nos centros urbanos. Além disso, será realizado um curso no campo da Economia Criativa, Design e Produção Artesanal.
Durante o mês de agosto, a programação será focada na técnica de cerâmica; setembro – rendas e bordados; e em outubro será a vez da tecelagem e do trançado. Aos finais de semana, nas oficinas livres, o trabalho será sobre brinquedos populares.
Nas oficinas, os participantes vivenciarão o processo das técnicas de acordo com os costumes de cada comunidade tradicional, que virão de diversas partes do Brasil. Nos bate-papos, a mediação será realizada por especialistas, e os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto a história de vida e as particularidades culturais de mestres e artesãos, detentores de saberes e fazeres que são patrimônio cultural imaterial do nosso país.
Confira o áudio dos bate-papos que rolaram no mês de agosto:
* Cerâmica tradicional de Campo Alegre – Vale do Jequitinhonha (MG) - 12/08.
* Instrumentos musicais em cerâmica, com Mestre Nado (PE) - 14/08.
* Cerâmica Indigena - Bonecas Karajás (TO) - 19/08.
No curso “Economia Criativa, design e produção artesanal”, os alunos poderão aprofundar questões conceituais e práticas do universo desse ofício. As aulas são direcionadas ao público que já atua na área e que deseja aprimorar conhecimentos e ter novas referências para fortalecer seus empreendimentos. O curso será de agosto a outubro, com carga horária de 36 horas.
Gostou? Confira o nosso álbum no Flickr, saiba mais sobre a programação do ‘Residência Lá e Cá: O Artesanato Tradicional no Espaço Urbano’ e participe!