Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Da quebra de barreiras à ascensão: conheça as mulheres que superaram os preconceitos e hoje são referências no audiovisual

Mulheres da graxa: Thamara, Adriana, Danielle, Bia, Gabriele, Janaína, Cidy, Carol e Florencia.
Mulheres da graxa: Thamara, Adriana, Danielle, Bia, Gabriele, Janaína, Cidy, Carol e Florencia.

Historicamente, as mulheres sempre estiveram em desigualdade em comparação ao papel dos homens na sociedade. Tomar conta da casa, cuidar dos filhos e do marido foram por muito tempo as únicas atribuições incumbidas às mulheres. Automaticamente, elas se tornavam dependentes financeiras de seus respectivos companheiros. No entanto, ao longo dos anos, as próprias mulheres se encarregaram de transmutar essa realidade, lutando por espaço e respeito nas esferas de seus diversos campos de interesses e atuação trabalhista. Contudo, embora a luta das mulheres por igualdade, principalmente no mercado de trabalho venha gradativamente ganhando força e dimensão, elas ainda sofrem muito e são colocadas constantemente como alvos do machismo e do preconceito.

Para discutir essa e outras questões, o Sesc Interlagos realizou o projeto Com vocês: a graxa! Uma websérie com seis episódios que mostram os aspectos, relatos e experiências de trabalhadoras e trabalhadores técnicos de eventos culturais e artísticos. Essa turma que labuta nos bastidores fazendo produção cultural, iluminação, som, montagem de palco,  carregamento de equipamentos, afinação de instrumentos, entre outros, é conhecida como "a galera da graxa". Esses cargos, em sua grande maioria, são ocupados por profissionais do gênero masculino, entretanto, há muitas mulheres ocupando e se destacando no ramo, e é delas que vamos falar aqui!

Sendo assim, já no primeiro episódio da websérie, as profissionais Carol DoroGabriele Souza e Florencia Saravia dão uma aula sobre a profissão, além de falar sobre o papel da mulher no ambiente do audiovisual. 


Episódio 1 | Que horas começa o show?  



Para a técnica de som e diretora técnica, Adriana Viana, o machismo nos backstage ainda é presente, embora o número de mulheres tenha crescido no área. Ela considera que houve melhora na aceitação das mulheres nesses espaços. Porém, para a técnica, ainda assim as profissionais mulheres continuam tendo que frequentemente provar suas competências. “A gente ainda enfrenta um pouco de resistência com o machismo, mas é importante mostrar um bom trabalho, mostrar que estamos ali como profissionais, independentemente de gênero. E isso tem sido visto, ainda mais com tantas mulheres incríveis trabalhando no ramo”. Ao lado de diversas outras colegas, Adriana compõe o grupo Mulheres do Áudio, que reúne trabalhadoras da graxa do país inteiro para estudar e compartilhar conhecimentos e oportunidades.

Neste sentido, com quase sete anos de estrada, a engenheira de som e diretora técnica Bia Wolf fez a vez no episódio 2. Além de contar sua trajetória profissional, ela dá várias dicas importantes para outras mulheres interessadas no ramo de eventos culturais e artísticos.


Episódio 2  | Relatos de ofício: o trabalho de uma técnica de som



Não é à toa que muitas mulheres vêm se apoiando entre si para que juntas consigam ocupar em maior número alguns espaços que estruturalmente são viabilizados para homens. “Seria incrível se todas as periferias tivessem um festival onde mulheres pudessem se apresentar na mesma quantidade que os homens”, afirma Thamara Lage, produtora cultural e idealizadora do Festival Maçãs - projeto criado com o objetivo de valorizar e estimular mulheres da Zona Sul de São Paulo que pretendem e/ou atuam na esfera artística. De acordo com a produtora, a presença de mulheres nos grandes festivais de músicas é muito pequena. “Temos um monte de mulheres talentosas, um monte de mulheres incríveis. E existe essa necessidade de a gente se ver representada”. 

A websérie Com vocês: a graxa! Conta com a participação de 12 técnicos e técnicas falando sobre as experiências práticas e subjetivas que seus trabalhos proporcionam. Dentre os convidados, nove deles são mulheres. Mas, o animador cultural do Sesc Interlagos, Andre Lerro, que também é o idealizador do projeto, enfatiza que a prioridade do convite a essas mulheres, antes de tudo, tem muito mais a ver com o profissionalismo delas na graxa do que especificamente com o gênero. “É importante dizer que todas elas são referências nas áreas em que trabalham, tanto as mais novas no ramo, como a Gabrielle e a Carol Doro, quanto as mais experientes, como a Florencia e a Adriana”. 

Não que seja necessário, mas o episódio 3 chega reforçando a afirmação do animador cultural e traz duas mulheres empenhadas nos seus trampos e talentos: Janaína Soares, produtora cultural e atriz, e Thamara Lage, produtora cultural e fotógrafa. O produtor cultural e DJ, Itamar Adriano, também participa enriquecendo a cena. 

 

Episódio 3 | Quem é que faz?

 


Toda profissão requer muita dedicação, estudo e insistência. Com a equipe técnica dos bastidores de eventos culturais não é diferente, afinal, estes profissionais são os primeiros a chegar e os últimos a sair de um evento. Geralmente, um técnico ou técnica de eventos comparece ao local do evento em média de seis a quatro horas antes de seu inicio para preparar tudo até a hora do show.

Um dia de trabalho de um técnico de eventos é bem puxado, mas deve ser também muito prazeroso. Quando se tem dedicação e respeito pela profissão, as chances de colher bons resultados é muito grande. “Já fui convidada para ministrar um curso de graxa no Sesc Araraquara sobre coisas técnicas. E eles me disseram que o motivo do convite veio porque, segundo eles, todos os técnicos disseram que o meu jeito de trabalhar, meu mapa de palco era o melhor. Eu fiquei muito feliz com esse reconhecimento”, conta Florência Saraiva - engenheira de som, responsável pelo *Monitor e PA* de grandes nomes da cena musical brasileira, como Chico Cesar, Gal Costa e Luiza Possi, entre outros. 
 

*PA: são o sistema e as caixas de som voltadas para o público ouvir
*MONITOR: são as caixas de som que ficam no palco e são voltadas pros próprios artistas


Mulheres como Adriana Viana, Bia Wolf, Carol Doro, Cidy Campos, Danielle Meireles, Florência SaraviaGabriele SouzaJanaína SoaresThamara Lage, e tantas outras, são fundamentais para o futuro de uma geração que pretende atuar no ramo da técnica. Elas são responsáveis por abrir portas para outras mulheres desenvolverem seus trabalhos enfrentando  menos preconceitos. Por isso, foi unânime entre as técnicas entrevistadas para a websérie a importância da profissional saber dominar o que está fazendo, ter comprometimento com o trabalho e uma conduta honesta e responsável, porque, segundo elas, a mulher sempre será questionada e colocada à prova. “A graxa não é um trabalho masculino, tanto é que tem muitas mulheres fazendo. É, portanto, um trabalho masculinizado”, aponta Gabrielle Souza, iluminadora, que deu vida ao episódio 4. Gabrielle, assim como todas as outras profissionais que participaram dos episódios apresentados em Com vocês: a graxa!, representou com maestria o trabalho das mulheres da técnica.  
 

Episódio 4 | Relatos de ofício: o trabalho de uma iluminadora

 


No episódio 5, Adriana Viana, técnica de som e diretora técnica, e Cidy Campos, produtora audiovisual e assistente de produção de elenco, disscorem suas experiências e saberes com bastante propriedade. Participa e engrandece o episódio, Randolfo Neto, membro da direção do Sated-SP - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversão do estado de São Paulo.  
 

Episódio 5 | O que a graxa quer?

 

---

Com vocês: a graxa! é uma websérie com seis episódios disponiveis em todas as redes sociais do Sesc Interlagos: Facebook, Instagram e YouTube.