Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que é: Cooperativismo? (Pílulas Solidárias #6)

Por Caio Momesso*

A cooperativa é um dos tipos de organizações possíveis para que pessoas atuem no mercado. Ao pensar na economia, por vezes temos mais familiaridade com empresas ou com profissionais autônomos. As cooperativas ganham destaque por serem empreendimentos coletivos, ou seja, seus donos são um conjunto de pessoas que se unem voluntariamente para iniciar um negócio. Possuem uma estrutura interna horizontal, em que cada cooperado tem o mesmo poder de decisão.

Existem diferentes tipos de cooperativa: de prestação de serviços, de consumo, de crédito, de trabalho e as chamadas cooperativas sociais, que visam a atividade laboral de grupos excluídos do mercado. Cada uma dessas irá funcionar com um objetivo diferente, mas seu funcionamento interno é semelhante. A assembleia geral, em que todos os membros participam, é o espaço principal de decisões. Elas serão colocadas em prática pela diretoria, eleita democraticamente, e as regras serão estabelecidas por meio de um estatuto oficial. Os valores que guiam o cooperativismo são a igualdade, a solidariedade e o bem comum, pois o seu foco deve ser a promoção da renda para sua comunidade.

Apoiar as cooperativas pode ser um ótimo caminho para o fomento do desenvolvimento local e inclusivo. Por possuírem uma finalidade comercial não lucrativa, o lucro obtido na atividade comercial é distribuído igualmente entre os seus integrantes e no fortalecimento do próprio negócio. Com isso, as cooperativas possibilitam a participação de pessoas no mercado que, de maneira individual, seria impossível. É uma alternativa econômica para construção de mais oportunidades para as pessoas.

*Caio Momesso é economista e mestre em Administração Pública e Governo. Trabalhou como agente comunitário de saúde em Campinas (SP) e técnico de inclusão produtiva no Programa São Paulo de Braços Abertos. Hoje, atua como pesquisador no CEAPG (FGV-EAESP) e como consultor nas áreas de políticas públicas e desenvolvimento comunitário.

---

Este artigo faz parte do projeto Formações Solidárias, um conjunto de ações realizadas pelo Sesc São Caetano com o intuito de difundir os princípios e conceitos de comércio justo e economia solidária. As ações se iniciaram em outubro de 2020 com oficinas de comércio justo em plataformas digitais voltadas a produtores e prestadores de serviço.