Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

TEA e Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Fita quebra-cabeças, um dos símbolos do autismo. Arte: Beatriz Gomes
Fita quebra-cabeças, um dos símbolos do autismo. Arte: Beatriz Gomes

*Por Artur Ribeiro

Cada pessoa é única dentro desse imenso espectro que é a humanidade!  

E especialmente a cada mês de abril, quando é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, temos mais uma ótima oportunidade para nos lembrar disso. 

 

Se você é uma pessoa com TEA, atenção: tem um convite especial para você ao final desse texto. E para você que ainda não ouviu falar no TEA (sigla para Transtorno do Espectro do Autismo)... Vamos conhecer um pouco mais? 

 

De acordo com o censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, 1 em cada 100 brasileiros possui uma deficiência intelectual; são cerca de 1,4% da população, o que corresponde a aproximadamente 2,7 milhões de pessoas. Dentre esta população estão as pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma condição de saúde que envolve diferentes níveis de desenvolvimento neurológico que podem ter efeitos na comunicação social e no comportamento. 

O TEA se manifesta de maneira única em cada pessoa, por isso utilizamos o termo “espectro” para designar os vários níveis de comprometimento, desde pessoas que possuem uma vida com boa autonomia (e que às vezes podem ainda nem ter descoberto que são autistas) a pessoas que já foram diagnosticadas e possuem outras condições associadas, como a deficiência intelectual. Em todos os casos, o diagnóstico é fundamental, tanto para o acompanhamento médico, psicológico e pedagógico, quanto para que as pessoas com TEA possam exercer seus direitos conforme garante a Lei 13.146/2015. Conhecida como LBI (Lei Brasileira de Inclusão), esta lei foi criada para contribuir com a superação do capacitismo na sociedade, assegurando o exercício da cidadania em condições de igualdade e com equidade entre pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência.

E para refletir de maneira consciente sobre o autismo, aqui vão 5 sugestões para você conhecer esse imenso universo que é o TEA e descobrir ou relembrar o quanto cada um de nós é especial por nossa singularidade neste mundo, cada um do seu jeitinho de ser.

1. Acompanhe Revista Autismo, uma fonte com muitas informações e com espaço para o protagonismo de pessoas com TEA. Temas relevantes colocados de maneira interessante e muito criativa! 
 

Revista Autismo


2. Assista Amor no Espectro, uma série de 2019, filmada na Austrália, que acompanha as histórias de pessoas do espectro autista em busca do amor. Você vai simplesmente se apaixonar por estes personagens reais!  

* Se preferir, assista ao trailer oficial com a função Closed Caption no idioma Português para ler as legendas traduzidas. 
 


3. Descubra os significados de símbolos autistas, como a fita quebra-cabeças. A fonte é do site Autismo e Realidade. Excelentes leituras te esperam por lá, aposto que você se surpreenderá! 
 

Fita Quebra-Cabeças


4. Conheça duas pessoas autistas interessantíssimas por meio do bate-papo “Vamos falar sobre Autismo?”, realizado durante a Semana Modos de Acessar do Sesc SP, em 2020, e que contou com a participação de Tabata Cristine, engenheira de formação e designer gráfica, e Fábio Souza (Tio Faso), bonequeiro e empresário. A mediação foi de Natália Fonsati, monitora de esportes do Sesc e responsável pela área de acessibilidade da unidade Sesc Birigui.
 


E por fim, aqui vai aquele convite especial... 

5. Experimente a Musicoterapia, uma prática que utiliza elementos musicais, como som, ritmo, melodia e harmonia, em um processo terapêutico estruturado.

Nos dias 24 de abril, 8 e 22 de maio, o Sesc Campo Limpo realiza a oficina Musicoterapia: Uma banda lá em casa, voltada para crianças, jovens e adultos/as dentro do espectro autista e para seus familiares. Vamos conhecer os elementos da música a partir da sonoridade de objetos cotidianos encontrados em casa, e criar uma super banda juntos/as! E não há qualquer necessidade prévia de conhecimentos musicais! 
 


As pré-inscrições são gratuitas e vão até o dia 16/4 pelo link: Bit.ly/UmaBandaLáEmCasa  

Gostou das sugestões?

Então siga os canais on-line do Sesc Campo Limpo e fique por dentro de toda a programação! 

facebook.com/sesccampolimpo | Instagram (@sesccampolimpo) | youtube.com/sesccampolimpo

 

*Artur Ribeiro é bacharel e licenciado em História, e atua na equipe de programação do Sesc Campo Limpo como referência na área de acessibilidade.