Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

“Isto não é um mapa – Moradia” discute nas redes do Sesc Bom Retiro a Habitação de Interesse Social

A ação integra o projeto "Isto não é um mapa", em curso desde 2020, que neste momento tem como recorte a questão social da Moradia
 

Fruto de um mergulho na região onde o Sesc Bom Retiro se insere "Isto não é um mapa" é uma mostra que apresenta os territórios por meio de cartografias afetivas, poéticas, sociais e micropolíticas, das ações sociais intensificadas no contexto da pandemia às narrativas de processos históricos, da produção dos espaços da cidade às resistências coletivas, do viver à cidade. Memórias de uma convivência que nos propõe reflexões e nos permitem imaginar futuros. Por meio de diversos formatos e linguagens, o projeto já passou por outros dois recortes: Protagonismo e Articulação do Território e Lugar de Música.

Neste novo ciclo, o encontro Habitação de Interesse Social no centro da cidade de São Paulo: panorama histórico e horizontes possíveis, no dia 29/4, às 18h30, com transmissão ao vivo no YouTube do Sesc Bom Retiro e no Evento no Facebook: Isto não é um mapa - Moradiapretende discutir a experiência acumulada e o conhecimento produzido pelo movimento de moradia, a legislação e o histórico da política pública para a habitação, os caminhos para a continuidade da luta e a participação ativa dos movimentos sociais.

Dos mutirões autogestionados às ocupações no centro de São Paulo, as saídas possíveis com a parceria-público-popular (PPPop), a autogestão, a concessão para uso e a locação social, as experiências bem-sucedidas, avanços, retrocessos e desafios para o planejamento urbano e a habitação social serão alguns dos temas abordados no debate, que contará com a participação de Benedito Barbosa, Carmen Silva e Nabil Bonduki.


CAMINHOS TRILHADOS

Protagonismo e Articulação do Território. Série de webdocumentários sobre  o trabalho realizado por diversos agentes que atuam no centro da cidade de São Paulo - Cia Pessoal do Faroeste, UNEAFRO, Pastoral do Povo da Rua, Casa Florescer e Abrigo Dom Bosco -, que teve como abertura o documentário realizado em parceria com o Sesc Vila Mariana, dentro do projeto Teatro e Ação Social, com a Cia Mungunzá de Teatro, Coletivo Tem Sentimento, Associação Agentes da Cidadania – Mulheres da Luz - em campanhas contra a fome na periferia e no centro da capital durante a pandemia. Casa do PovoColetivo Tem Sentimento, Associação Agentes da Cidadania Mulheres da Luz - em campanhas contra a fome na periferia e no centro da capital durante a pandemia.

Lugar de Música. Série de podcasts que aborda a produção musical do território, com reflexões sobre a materialidade da apresentação ao vivo, as formas de circulação e consumo da música. Entrevistas com representantes de importantes blocos de carnaval de rua do centro de São Paulo como Ilu Oba De Min, Ilu Inã, Classe A, Blocolândia, Minhoqueens e Agora Vai.


CONVIDADOS

Benedito Barbosa é advogado popular e defensor de direitos humanos. Trabalha na União dos Movimentos de Moradia de São Paulo e no Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. Foi Conselheiro Municipal de Habitação e atualmente é Conselheiro Gestor das Zeis Quadras 37 e 38 dos Campos Elíseos. É membro do Grupo de Trabalho sobre conflitos fundiários e remoções forçadas do Fórum Nacional da Reforma Urbana e do Comitê Nacional de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos desde 2015. Dirigente Municipal da Central de Movimentos Populares, membro do Movimento de Moradia da Região Sudeste SP e da Pastoral da Moradia da Arquidiocese de São Paulo, é doutorando em Planejamento de Gestão do Território pela UFABC. É colaborador do Observatório das Remoções do LabCidade. Participa da construção da Articulação Sul de Favelas e Ocupações e do Coletivo de Favelas e Ocupações da UMM-SP. Foi Conselheiro Nacional do Conselho Gestor Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social entre os anos de 2006 a 2009.

Carmen Silva é coordenadora do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC), iniciou sua trajetória no movimento conhecendo outras pessoas como ela em um Fórum de Cortiços e nas plenárias dos antigos mutirões. Anos depois, trabalhou para assentar quase três mil famílias no vácuo da função social em prédios como o do antigo INSS, a hoje bem conhecida Ocupação 9 de Julho (onde viveu seis anos), e o velho Cambridge (quatro anos ali também), morada do premiado filme de Eliane Caffé, "Era o Hotel Cambridge" - os dois já destinados a programas de habitação social. Urbanista prática, já lecionou em cursos de Arquitetura. Foi coordenadora do Conselho Participativo da região da Sé por dois biênios e em 2018 foi conselheira municipal e estadual de Habitação e das políticas públicas para mulheres. Em 2019 coordenou o conselho de gestão das quadras 37 e 38 dos Campos Elíseos.

Nabil Bonduki, arquiteto e urbanista, é professor titular de Planejamento Urbano na FAU-USP e foi professor visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley. Em São Paulo, foi superintendente de Habitação Popular (1989-1992), relator do Plano Diretor Estratégico (2002 e 2014), secretário de Cultura (2015-6) e vereador (2001-4 e 2013-6). No governo federal, foi secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2) e coordenador técnico do Plano Nacional de Habitação (2007-9). É autor de 13 livros, entre os quais Origens da Habitação Social no Brasil (1998), Intervenções Urbanas em Centros Históricos (2012), Pioneiros da Habitação Social (Prêmio Jabuti) e A luta pela Reforma Urbana no Brasil (2018). É colunista da Folha de São Paulo e da Rádio USP e coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Cidades da Fundação Perseu Abramo.
 

Isto Não É Um Mapa
Habitação de Interesse Social no centro da cidade de São Paulo: panorama histórico e horizontes possíveis

Com Benedito Barbosa, Carmen Silva e Nabil Bonduki.
Transmissão Ao Vivo pelo Evento: Isto não é um mapa - Moradia, no Facebook, e no YouTube do Sesc Bom Retiro, no dia 29/4/2021, às 18h30.

Siga o Sesc Bom Retiro nas redes sociais
Facebook (/sescbomretiro) | Instagram (@sescbomretiro) | YouTube (/sescbomretiro) | Twitter (@sescbomretiro)