Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A cozinha afro-brasileira

Fotos: Mirella Ghiraldi
Fotos: Mirella Ghiraldi

A culinária brasileira é construída historicamente considerando diversas influências, com técnicas e ingredientes indígenas, portugueses e africanos. Os pratos elaborados e consumidos no nosso cotidiano são resultado da hibridez de povos, culturas, sabores e saberes gastronômicos.

Sabemos que a culinária é uma forma de romper barreiras e preconceitos, além de possibilitar um mergulho nas cores, sabores e culturas de diferentes lugares.

Para apresentar as contribuições dos africanos para a cozinha brasileira, o Sesc Sorocaba convidou a chef Mariana de Castro para uma oficina, onde ela nos ensinou quatro receitas: Caruru, Vatapá, Bobó de Camarão e Bolinho de Estudante.
 


No vídeo, além dos detalhes dos preparos e dos ingredientes, a chef nos fala sobre a construção da identidade culinária brasileira, tão diversa e rica, cheia de sotaques e sabores. E, no descritivo do vídeo, você pode clicar pra ir direto até a receita que lhe interessar.
 


Para complementar o vídeo, disponibilizamos um caderno de receitas, com os quatro pratos e o passo a passo dos preparos. Para fazer o download, clique aqui.
 


A oficina fez parte do especial Iorubrá, projeto do Sesc Sorocaba que visa potencializar e valorizar as culturas negras. Como após a abolição da escravatura as baianas com seus tabuleiros e as vendedoras de comidas fizeram do alimento sua voz de protesto e sobrevivência, engrossamos esse coro com essa cozinha perfumada, colorida e repleta de delícias. Que agora você também pode aproveitar e saborear.