Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Elas Dirigem: filmes de cineastas mulheres refletem diversidade cultural na Alemanha e atraem o público brasileiro

 

Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! chega à reta final na plataforma do Sesc Digital. Em entrevista exclusiva ao CineSesc, para o Portal do Sesc São Paulo, o Cônsul Geral da Alemanha no Brasil, Thomas Schmitt, explica como a diversidade da cultura de seu país está refletida nos filmes exibidos e fala sobre os 30 anos da Reunificação Alemã

 

As mais de 10.000 visualizações nos títulos da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!, exibidos com exclusividade na série Cinema #EmCasaComSesc, não deixam dúvidas de que o público brasileiro aprovou a seleção de filmes dirigidos por cineastas alemãs. A recepção da mostra nas redes sociais também comprova o sucesso. Dos seis filmes exibidos até momento, Transtorno Explosivo, de Nora Fingscheidt, até então inédito no Brasil e vencedor do prêmio Alfred Bauer no Festival Internacional de Cinema de Berlim, teve maior público e foi um dos grandes destaques da programação. A mostra se encerra no dia 13 de novembro e o público pode conferir ainda Sangue de Pelicano, de Katrin Gebbe, último título da seleção idealizada pelo Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, em comemoração à reunificação do país europeu.

Lá se vão 30 anos da queda do Muro de Berlim, quando a Alemanha voltou a ser uma só, sem divisão entre seu lado Ocidental (de sistema capitalista) e Oriental (de sistema socialista). Desde então, a sociedade alemã viveu uma série de transformações que, hoje, podem ser sentidas numa grande variedade cultural e numa forte liberdade artística – a qual inclui um número cada vez maior de artistas mulheres no cinema e em todas as artes.

Na entrevista a seguir para o CineSesc, o Cônsul Geral da República Federal da Alemanha no Brasil, Thomas Schmitt, descreve as mudanças políticas e sociais no país nos últimos 30 anos e explica os critérios que nortearam a escolha dos filmes da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!. A Mostra, que estreou um filme por semana – todos dirigidos por mulheres –, está disponível na série Cinema #EmCasaComSesc dentro da plataforma Sesc Digital.

 

A Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! comemora os 30 anos de Reunificação Alemã, oficializada em 3 de outubro de 1990. Quais foram as principais transformações - políticas e culturais - pelas quais a Alemanha passou nestas três décadas e quais são os próximos desafios do país?

A reunificação não significou apenas dois Estados que se tornaram um. Eram duas sociedades que se desenvolveram separadamente ao longo de décadas e que naquele momento precisavam crescer juntas novamente. Após grande alegria e gratidão inicial por esta oportunidade única, logo ficou claro o tamanho deste enorme desafio. Todas as pessoas do lado oriental e do ocidental se sentiam alemãs. Para a questão central de como uma sociedade deve moldar sua coexistência, as pessoas aprenderam várias respostas diferentes durante muitos anos. Esse crescimento conjunto foi à custa de muito esforço. No final, isso levou a uma sociedade comum que se tornou mais aberta, diversificada e mais tolerante sob vários aspectos.

A Alemanha é hoje um dos poucos países do mundo governado por uma mulher, a chanceler Angela Merkel. A participação feminina, nos campos da política, da cultura e diversas áreas, tem crescido nos últimos anos na Europa. Como isso tem se dado de fato na Alemanha?

Com o tempo, uma sociedade só pode ter sucesso se permitir que todos os seus membros contribuam e assumam responsabilidades igualmente. Desta maneira, fica claro que temos que buscar que as mulheres sejam representadas em todas as áreas da vida. Neste ponto, muita coisa mudou nas últimas décadas. Gostaria de lembrar que Angela Merkel, nossa chefe de governo, não é apenas uma mulher, ela também vem da antiga Alemanha Oriental. Porém, mesmo na Alemanha, ainda temos um longo caminho a percorrer em se tratando de questões de igualdade. Isso depende também de dar mais visibilidade à contribuição das mulheres - e é exatamente isso que buscamos com a Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!

A mostra nos permite conhecer um expressivo número de diretoras alemãs que produzem, roteirizam, dirigem seus próprios filmes. Como foi o processo curatorial de escolha desses sete títulos?

No cinema alemão, há um grande número de diretoras de alto nível que tiveram grande sucesso nos últimos anos. Com o festival, queremos mostrar todo o leque dessas obras. Para nós, também foi importante mostrar as perspectivas de vida muito variadas da Alemanha reunificada de hoje. “Haus Ohne Dach”, por exemplo, é sobre uma família de raízes curdas que mora em Berlim e precisa viajar de volta para o Iraque. Há histórias de trabalhadores da Alemanha Oriental que estão construindo uma usina hidrelétrica na Romênia (“Western”), das férias de um casal pouco convencional (“Todos os Outros”) e de uma menina que passa por um caminho de sofrimento entre mudanças de famílias e instituições (“Transtorno Explosivo”). Essa diversidade foi importante para nós, pois essa também é uma mensagem da reunificação alemã. A Alemanha atual é colorida e diversificada, as realidades de vida das pessoas são muito diferentes, mas, em princípio, equitativas. Compreendemos essa diversidade e nela se concretizam nossos principais valores sociais, como democracia, liberdade e igualdade de oportunidades.

 

Abaixo você encontra o catálogo da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! com informações sobre todos os filmes selecionados, além de textos de Thomas Schmitt e de Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. O arquivo também está disponível aqui.

 

 

Sangue de Pelicano, de Katrin Gebbe, conta a história de Wiebke (Nina Hoss), uma treinadora de cavalos que adota Raya, uma menina de cinco anos. Quando descobre que Raya sofre de uma doença que a impossibilita de estabelecer conexões emocionais ou sentir empatia, colocando a si mesma e todos a sua volta em perigo, Wiebke se vê em uma situação inimaginável. Classificação indicativa: 14 anos.

A Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! é uma realização do Consulado Geral da República Federal da Alemanha em parceria com o Sesc São Paulo e fica em cartaz até 13 de novembro. 

Cinema #EmCasaComSesc
Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!
sescsp.org.br/cinemaemcasa