Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

‘Cartografias Possíveis’ lança documentário produzido com e por iniciativas de atuação coletiva

Fotos: Coletivo Plano Conjunto
Fotos: Coletivo Plano Conjunto

Conduzido pelo Coletivo Plano Conjunto, coletivo de produtores de Bauru, o documentário “Cartografias Possíveis”, que começou a ser pensado no final do mês de julho de 2020, integra o projeto de mesmo nome do Sesc Bauru. Relembre aqui a trajetória do projeto.

Colocando em foco as perspectivas de cinco iniciativas convidadas que atuam em três cidades diferentes do centro-oeste paulista: Casa do Hip Hop (Bauru), Raízes do Baobá (Jaú), Pachamama (Bauru), CSA Demétria (Botucatu) e Instituto Shanti (Bauru), o documentário acompanha agentes locais que atuam em ações culturais, sociais e de saúde, sinalizando fluxos, escutas e diálogos entre elas.

“O ponto de partida do roteiro foi pensar a conexão entre território e cultura de uma maneira mais ampla para então aprofundar com as especificidades de cada iniciativa”, comentam os produtores. A partir daí e considerando objetivos, histórias e particularidades das iniciativas protagonistas da obra, foi possível identificar desdobramentos temáticos que se tornaram o fio condutor das entrevistas, tais como: comunidade, transformações, saúde e lugar.

“O objetivo do roteiro foi trabalhar perguntas sobre esses temas que instigassem respostas completas, mais profundas e abstratas, menos focadas na rotina do fazer e mais ligadas à visão de mundo e saber dessas experiências diversas”, esclarecem.

Gravada durante a pandemia, a produção seguiu os protocolos de segurança e exigiu uma readequação por parte da equipe composta por oito profissionais: André Turtelli Poles, 35 anos, Videografismo e Assistência de Edição, Bruno Jareta, 32 anos, Roteiro, Conrado Dacax, 36 anos, Operação de Câmera e Imagens aéreas, Denis Augusto, 35 anos, Direção de Fotografia e Operação de Câmera, Liene Saddi, 34 anos, Produção Executiva e Montagem, Mariana Vita, 29 anos, Produção Geral, Paula Marques, 34 anos, Roteiro e Rene Lopez, 35 anos, Direção de Entrevistas, Operação de Câmera, captação de som direto, Mixagem e Trilha Original.

Sobre a experiência de articular tal produção neste momento, o diretor de entrevistas Rene Lopez conta que as diárias de gravação do documentário foram suas primeiras saídas do home office desde o início da pandemia. “Nossa equipe seguiu os protocolos de segurança e procuramos manter distanciamento, mesmo assim, o contato próximo com essas histórias e esses projetos trouxe importantes motivações para seguir por esses tempos difíceis”, explica.

A produtora Mariana Vita também fala sobre a vivência que desfrutou durante a produção do documentário: “Foi um prazer ser bem recebida em todos os espaços, conhecer as iniciativas e as pessoas que fazem a mudança acontecer - cada uma do seu jeito, com o seu recorte, mas todas sempre com um mesmo objetivo: gerar uma transformação positiva nas suas comunidades através de uma visão generosa para a coletividade”.

Ao produzir um documentário que aborda a atuação de outros coletivos, os produtores se viram reforçando o discurso promovido pela obra por meio do seu próprio processo de produção, visto que quem assina a direção do filme é o Plano Conjunto.  “As questões que o documentário levanta são questões que nos tocam, especialmente no que tange ao acesso à cultura e aos locais de lazer na cidade”, lembram os integrantes do coletivo de produtores audiovisuais.

Sobre o que esperam que o curta-metragem venha a despertar em quem o assistir, os produtores dizem ver “o documentário como um repensar da nossa organização social e modo de vida” e que “refletir sobre isso por meio do documentário, levará o público a questionar as relações que desenhamos entre cada um de nós e também com o espaço que habitamos. O que esperamos como desfecho a partir dessa crítica é despertar nas pessoas uma questão central de tomada de atitude: qual nossa capacidade individual e coletiva de pensarmos e vivermos de um modo diferente?”, apontam.

Confira a entrevista na integra dos produtores do documentário aqui.

O documentário Cartografias Possíveis estreia no dia 30 de novembro, segunda-feira, a partir das 18h30 com transmissão simultânea pelo canal do YouTube do Sesc Bauru e na grade de programação da TV Unesp.

Assista ao trailer: