Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Criar e fortalecer Redes de Apoio

Foto: Mali Maeder/Pexels
Foto: Mali Maeder/Pexels

Bate-papo ao vivo e online com Iara Rodrigues e integrantes da equipe de educadores infantojuvenis do Sesc Avenida Paulista, no dia 10 de dezembro, quinta, às 19h.

Integrando as ações do projeto Cuidar de Quem Cuida, que em sua terceira temporada vem com o tema “Redes de Apoio e Cuidados”, a proposta desta roda é colocar em diálogo cuidadoras e cuidadores de crianças da Primeira Infância, tendo em vista construir um espaço de escuta, reconhecimento e pertencimento, bem como analisar possibilidades e urgências a respeito de como temos ou não as redes de apoio como prática e ética.

O contexto da pandemia colocou uma lente de aumento e salientou questões complexas a respeito de como cuidamos ou somos cuidadas. Muitas dessas questões, porém, já se encontravam tensionadas no nosso modo de organização social e nas relações. Quais são as possibilidades de criar e fortalecer redes de apoio? Como tem acontecido o suporte coletivo a quem se dedica ao cuidado? É possível pensarmos em tecer redes atravessadas pela ética do cuidado, que apontem para saídas coletivas?

Convidada para conduzir este bate-papo, Iara Rodrigues Santos de Souza é psicanalista, psicóloga e educadora. Desde 2007 atua colocando a escuta em circulação no consultório e em instituições das redes de saúde e assistência social de São Paulo e municípios do Grande ABC, participando da coordenação de grupos de gestantes, grupos de famílias e da elaboração e execução de projetos de intervenção precoce em instituições de saúde mental.

O encontro contará também com a mediação de integrantes da equipe de educadores infantojuvenis do Sesc Avenida Paulista e será realizado na plataforma Teams.

➤ As vagas são limitadas e as pessoas interessadas devem se inscrever AQUI, a partir das 14h do dia 3/12.