Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O que é: Consumo consciente e solidário? (Pílulas Solidárias #1)

Foto: Peter Bond (unsplash)
Foto: Peter Bond (unsplash)

Por Caio Momesso*

Ao escolher um produto no mercado, podemos olhá-lo sob diferentes aspectos: seja o preço, a qualidade, a aparência ou mesmo a marca que estamos acostumados. Há, contudo, outra forma de olhar para aquilo que consumimos: a história por trás daquele produto, presente nos diferentes processos de sua fabricação. Elementos como a origem das matérias-primas, o tipo de trabalho empreendido, o lixo produzido e a relação entre produtor e cliente nos ajudam a descobrir um pouco mais desta história que se esconde em cada mercadoria ou serviço que temos acesso.

Pensar ativamente sobre o que compramos é um passo fundamental para entendermos o consumo consciente e solidário. Ao praticá-lo, afirmamos nosso ato de consumir enquanto uma ação política, capaz de promover o aumento da cidadania, a desconcentração de riqueza e desenvolvimento local sustentável. Consciente porque não aceita de maneira acrítica aquilo que a publicidade oferece, mas analisa o impacto gerado por este ato. Solidário porque visa construir uma ética do cuidado com as pessoas da comunidade, fortalecendo a rede de produtores locais. É a materialização de uma visão de mundo, economicamente mais justa e socialmente mais próxima. 

Para ampliar as possibilidades do consumo consciente e solidário, é interessante a busca por redes que trabalhem dentro de seus princípios. Além de encontrar maior diversidade em produtos, é possível que haja a criação de grupos de consumo, afinando a comunicação e facilitando as compras. Com o aumento do apoio à produção socialmente responsável, mais pessoas poderão se engajar e expandir este modo de produzir para diversas áreas. Com isso, novos produtos, alinhados eticamente com os consumidores, poderão estar disponíveis nos mercados.

Como o seu consumo impacta o mundo?
Ao consumir um produto, escolhemos também que tipo de cadeia produtiva iremos apoiar e qual nosso impacto para o meio ambiente. Você pode conferir alguns questionamentos e informações neste vídeo do Instituto Akatu
 

____

Quer conhecer iniciativas de grupos de consumo responsável na região do ABC? Então leia o artigo Economia e Sustentabilidade Solidárias no ABC e acompanhe o trabalho de iniciativas locais.

*Caio Momesso é economista e mestre em Administração Pública e Governo. Trabalhou como agente comunitário de saúde em Campinas e técnico de inclusão produtiva no Programa São Paulo de Braços Abertos. Hoje, atua como pesquisador no CEAPG (FGV-EAESP) e como consultor nas áreas de políticas públicas e desenvolvimento comunitário.

***

Este artigo faz parte do Formações Solidárias, um conjunto de ações realizadas pelo Sesc São Caetano com o intuito de difundir os princípios e conceitos de comércio justo e economia solidária. As ações se iniciaram em outubro com oficinas de comércio justo em plataformas digitais voltadas a produtores e prestadores de serviço. A partir de novembro, artigos sobre os principais temas da economia solidária serão disponibilizados na conteudoteca do portal do Sesc São Paulo.