Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Novos episódios de Dança Contemporânea estreiam no SescTV

Quatorze Cenas para um Desencontro Possível
Quatorze Cenas para um Desencontro Possível

O SescTV estreia, em 30 de março, os episódio inéditos da série Dança Contemporânea, exibida pelo canal desde maio de 2009 e que contam com a direção geral de Antonio Carlos Rebesco e curadoria de Nirvana Marinho - doutora e teórica de dança - e Cláudia Garcia, coordenadora de programação do Sesc São Paulo.

Os novos episódios seguem o mesmo propósito das produções anteriores: estimular a reflexão sobre os rumos estéticos e conceituais da dança contemporânea na televisão, além de revelarem as técnicas aplicadas na elaboração de um espetáculo de dança.

“É muito bom dar continuidade ao acervo que já conta com quase 250 horas”, diz Antônio Carlos sobre a série que apresenta as principais companhias de dança do País.

“Essa temporada procura olhar para toda a diversidade de produção cênica de dança contida na cidade (São Paulo) e fora dela”, fala Nirvana. Dentre os grupos estão: Balé da Cidade de São Paulo; Ballet Stagium; Companhia de Danças de Diadema; Grupo Cena 11 Cia. de Dança; Luís Ferron e Luís Arrieta; Márcia Milhazes Cia. de Dança; Grupo de Dança Célia Gouvea; e Angel Vianna. Também estão contemplados nos programas Making of de espetáculos e entrevistas com profissionais da área.

O primeiro episódio a ser exibido é "Quatorze Cenas para um Desencontro Possível", que estreia no canal no dia 30, às 21h. Concebido e dirigido por Luiz Fernando Bongiovanni – que possui carreira no Brasil e na Europa –, é encenado pelo Núcleo de Pesquisas Mercearia de Ideias, criado em 2009 por Luiz Fernando, quando ainda era bailarino do Balé da Cidade de São Paulo. “Este encontro tão breve, tão abrupto, teria toda a chance de fazer com que a gente não se encontrasse, que a gente se desencontrasse”, comenta o coreógrafo sobre o espetáculo. “Mas, de alguma forma, acho que a gente se encontra”, completa.

Gravado no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista, em outubro de 2016, "Quatorze Cenas... mostra bailarinos de diversas raças, gêneros, orientações sexuais e diferentes regiões da cidade, interpretando 14 cenas construídas com dança e depoimentos, abordando situações e momentos, como estar todos juntos ou estar sozinho, e despedida. Ao longo do programa, Luiz Fernando fala sobre a importância de trabalhar a questão do depoimento com o grupo; e sobre a metodologia que desenvolve no Mercearia, e até mesmo quando é coreógrafo convidado, que tem o objetivo de estimular a dança no outro e ao mesmo tempo inserir a personalidade do bailarino na obra.

 

Confira os programas que estreiam em abril:

 


Quebrakovsky – The Nuts Talent Show Partes 1 e 2

Balé da Cidade de São Paulo
Coreografia de Alex Soares é uma releitura do famoso balé O Quebra Nozes, de Tchaikovsky. A montagem é da companhia Balé da Cidade de São Paulo com participação Orquestra Sinfônica Municipal. Gravado no Theatro Municipal de São Paulo, em novembro de 2016.
Dia 6/4, sexta, às 21h
Classificação indicativa: Livre

 

Protocolo Elefante
Grupo Cena 11 Cia. de Dança
O espetáculo, dirigido e criado por Alejandro Ahmed e encenado pelo grupo da cidade de Florianópolis – SC, estuda o deslocamento como forma de autoconhecimento. A performance se inspira no fato do elefante se afastar do bando quando sente que a sua morte está próxima.
Dia 13/4, sexta, às 21h
Classificação indicativa: 14 anos

 


Trança
Cia Thiago Granato
Segundo solo de uma trilogia criada por Thiago Granato, posterior ao “Treasured in the dark”, a coreografia pesquisa questões mais conceituais sobre o corpo e a dança, como história, herança, autoria e tradução, revelando como a dança contemporânea tem lidado com contaminações, gerações e movimentos que a define. Ganhador do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, Trança cria um diálogo e experimenta a dança de coreógrafos de diferentes gerações. Gravado no Sesc Pompeia, na capital paulista, em novembro de 2016.
Dia 20/4, sexta-feira, às 21h
Classificação indicativa: Livre




Eu Por Detrás de Mim

Companhia de Danças de Diadema
A coreografia de Ana Bottosso celebra a maturidade da coreógrafa com referências de criação de forte impacto: as obras do artista dinamarquês Olafur Eliasson, da sua exposição Seu Corpo da Obra” exibida na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, e o conto O espelho, de Guimarães Rosa. Gravado no Sesc Santo Amaro, em janeiro de 2017.
Dia 27/4, sexta-feira, às 21h
Classificação indicativa: Livre