Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Arte Da Palavra promove a circulação de escritores brasileiros

O Projeto Arte Da Palavra – Rede Sesc de Leituras tem o objetivo de realizar um grande intercâmbio entre escritores brasileiros e leitores. Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto promove a circulação de autores com obras em diferentes gêneros literários para além dos seus estados de origem. Nesta edição, 70 escritores viajarão pelo país, participando de encontros literários em mais de 80 cidades brasileiras. Pela primeira vez, o Sesc São Paulo entra neste roteiro.

Para promover a visibilidade dos autores fora de seus lugares habituais de circulação, foi desenvolvido o seguinte formato: cada escritor participa apenas de encontros realizados fora de seu estado de origem. São Paulo será representado pelos autores Paloma Vidal, Bruna Beber, Mariana Ianelli, Cuti, Joca Terron, Rodrigo Ciriaco, André de Leones e Ricardo Lísias.

De 27 de abril a 16 de outubro de 2018, as unidades do Sesc Campinas, Bauru, Ribeirão Preto e Campo Limpo receberão autores indicados por outros regionais para encontros literários com o público, estimulando a formação de leitores e tendo em vista as novas formas de produção e fruição literária possibilitadas pela ascensão de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. 

Além do Circuito de Autores, do qual o Sesc SP participa em 2018, o projeto Arte da Palavra também realiza circulações voltadas para contadores de histórias, rappers e outras pessoas que trabalham a literatura em sua forma de expressão oral. São realizadas também ações de criação literária, com foco nas oficinas de desenvolvimento artístico. 

Conheça os autores que participarão dos encontros no Sesc SP

Sesc Ribeirão Preto
27/04

Daniel Galera -  RS
Um dos precursores da literatura online entre os anos de 1996 e 2001, atuando como colunistas de zines virtuais. Escreve em prosa de ficção, tendo quatro livros publicados além de participações em antologias de contos.

Melanie Peter - SC
Escritora, dramaturga e performer, estreou em 2010 com o livro Persona, que transita entre a prosa e a poesia. Atualmente trabalha no desenvolvimento de um romance como projeto selecionado pelo Edital de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura.


Sesc Campinas 
26/05

Adri Aleixo – MG
Possui textos publicados em sites e revistas literárias como Germina, Mallarmargens, Suplemento Literário de Minas Gerais, Zona da Palavra, Verso Aberto, O Relevo, entre outros. Publicou em 2014 Des.caminhos e em 2016 o livro Pés, ambos de poesia.


Cida Pedrosa – PE
Autora de sete livros de poesias, com participações em várias antologias no Brasil e no exterior, tem uma obra calcada em um discurso feminista e libertário. Autora dos livros Restos do Fim, O Cavaleiro da Epifania, Cântaro, Gume, As Filhas de Lilith e Claranã.


Sesc Campo Limpo
07/08

Marcio Benjamin – RN
Dramaturgo e escritor, é autor de peças humorísticas e participante das antologias de contos assustadores Noctâmbulos e Caminho do Medo. Maldito Sertão, seu livro de estreia, foi escolhido pelo Troféu Cultura Potiguar como um dos melhores de 2012.

Geuvar Oliveira - TO
Natural do maranhão, vive e cria no Tocantins desde 1997. Com inspirações regionais, o cartunista e quadrinista é autor das HQs Liga do Cerrado e Viagem ao Centro da Gramática. Integra o coletivo de cartunistas e ilustradores Os Cabrones e participa do fanzine Nonada.


Sesc Bauru
16/10

Cidinha da Silva – BA
Tendo o racismo como tema recorrente em seus trabalhos, a autora tem criações em literatura infantil, como os livros Os Nove Pentes, Kuami, o Mar de Manu, onde trabalha em cima da africanidade brasileira. Publicou também romances, livros infanto-juvenis e crônicas.

André Sant’anna - SP
Nascido em Belo Horizonte, André viveu muitos anos no Rio de Janeiro e hoje estabilizou-se em São Paulo. Autor dos livros O paraíso é bem bacana e Sexo e Amizade. Também é roteirista, publicitário e músico.

 

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!