Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Fazendo Cultura Pop!

Foto: Samantha Vasconcelos
Foto: Samantha Vasconcelos

A 5ª edição da Nerdcon – Conferência Nerd da Zona Sul já começou no Sesc Interlagos! O evento, que é realizado anualmente, sempre traz uma temática diferente para ampliar as discursões e o entendimento sobre o universo nerd e geek.

Desta vez, a conferência é guiada pelo tema "Fazendo Cultura Pop", prática cada vez mais comum entre os integrantes das comunidades nerds. Para discutir a temática, o Sesc traz alguns debates relevantes sobre a questão. São eles:

História e Nerdice: de onde veio a cena nerd, de Sherlock Holmes a Black Mirror

Jogando para se divertir: você não precisa ser bom para aproveitar

Transmídia e Adaptação

O grande lance dessa edição é tentar desvendar os mistérios que permeiam a cultura pop, entender os processos de produção e os entraves que dificultam a difusão e compreensão sobre esse universo.

De acordo com a escritora de ficção científica Sybylla, o público brasileiro consome muito material traduzido: “O consumidor brasileiro está muito acostumado a consumir material estrangeiro traduzido, mas ainda torce o nariz para as produções nacionais; quadrinistas, ilustradores, escritores e roteiristas nacionais são muitas vezes desconhecidos”, afirma a escritora.

Mas afinal, quais os principais desafios de produzir cultura pop no Brasil?

Segundo Sybylla, atrair novos públicos ainda é muito complexo, principalmente pelo alto custo dos produtos. “Ainda é difícil sair da bolha de influência e conquistar novos públicos. É também um mercado muitas vezes caro, não é todo mundo que tem dinheiro para uma CCXP ou pra comprar um FunkoPop, coisas do gênero”, declara.

Mesmo com as barreiras para se produzir e consumir nerdices no Brasil, as estatísticas atuais mostram um crescimento no consumo desses produtos.

Acredito que a temática Geek teve uma ascendência nos últimos anos (talvez com a contribuição dos filmes de super heróis, por exemplo)", afirma o educador Maurício Borges, que completa falando sobre a importância dos jogos no campo da educação: “Sou educador social de carreira e, desde 2009, adotei o RPG como ferramenta educativa nas minhas atividades. Os jogos são, por excelência, educativos, pois contribuem para o desenvolvimento de diversas características e competências”.

Borges conta que seu interesse pela cultura nerd surgiu quando cursava o ensino fundamental: “começando por HQ's de super-heróis (homem aranha), e os jogos de RPG de mesa no ensino médio fomentaram mais ainda esse interesse”.

E os jogos?

Você sabia que os party games mais jogados são os de dança?
Pensando nisso, acontece o Dançaí!, uma competição entre equipes com o Hunting Games.

Tem também mediação de jogos virtuais nos Jogos Criativos, jogos de tabuleiro RPG e Board Games, vivência de LARP - Live Action Role-Playing, e Swordplay - esporte que simula uma batalha entre combatentes equipados com réplicas de espadas ou instrumentos de combate revestidos com espuma.

Além disso tudo, tem a feira Beco dos Artistas, com artesãos e artsistas apresentando seus trabalhos, oficinas de confecção de robôs com dobradura de papel em Robôs Articulados, personalização de personagem na atividade Amigurumi, criação de personagens Miniaturas para RPG, criação de lugares imaginários - Mapas de Lugares Fantásticos e peças de artesanato diferentes em Artesanato Nerd.

Pra coroar a comunidade nerd, o Desfile Cosplay, aberto ao público, apresenta os personagens favoritos da galera. Já escolheu o seu?

E para encerrar mais uma edição, a banda Taberna Folk apresenta sonoridades e ritmos que abrangem diversas épocas e países, trazendo para os tempos de hoje a forma que nossos antepassados se divertiam nas antigas tabernas.


 

A Nerdcon 2018 já começou e segue até o dia 25 de março. Todas as atividades são gratuitas e você pode conferir a programão completa aqui.

Veja algumas imagens do primeiro final de semana:


Costumização de Camisetas - Foto: Lidiane de Jesus


Desfile Cosplay - Foto: Erick Lohr


Cosplay - Foto: Lidiane de Jesus


Banda The Kira Justice - Foto: Lidiane de Jesus