Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Animerp celebra cultura oriental e universo geek

Animerp traz atividades gratuitas com artistas locais e convidados especiais (Foto: Ruy Barbosa Jr)
Animerp traz atividades gratuitas com artistas locais e convidados especiais (Foto: Ruy Barbosa Jr)

Um dos eventos mais aguardados por adolescentes e jovens de Rio Preto e da região, o Animerp chega à sua oitava edição com uma intensa e diversificada programação, unindo a cultura oriental a elementos pop e ao universo geek. Uma das novidades de 2018 é que o Sesc Rio Preto ampliou a programação para quatro dias. Ao invés de acontecer durante um final de semana, o Animerp começa já na quinta, dia 15 de março, e vai até o domingo, dia 18.

A programação envolve filme, oficinas, vivências, apresentações e bate-papos, trazendo cinema, games, música, dança, culinária, literatura e artes visuais. As atividades são gratuitas e conduzidas por artistas locais e convidados especiais.

Alguns dos destaques do Animerp são as vivências de games, que vão mostrar a potência e o avanço dos jogos e do chamado e-sport. “Neste ano, teremos a participação do justdancer Hian Dennys, de Belém do Pará, que participou da Copa do Mundo de Just Dance 2017 na França. O pessoal também vai se divertir dançando com esse jogo, além de fliperamas, pinball e outros consoles”, conta o técnico de programação do Sesc Rio Preto Mateus Santos.

Hian Dennys, que ficou com a quarta colocação na capital francesa e é instrutor de ritmos e danças urbanas, estará à frente da oficina “Movimento Just Dance”, no sábado. Nela, os participantes irão conhecer a modalidade que, mais do que um jogo, é um e-sport e mania entre a galera.

O Animerp também terá a presença da cosplay e editora da Turma da Mônica Jovem, Petra Leão. “Ela vai bater um papo com a galera sobre o universo desse quadrinho e apresentar o Desfile Cosplay, em que o pessoal vem cheio de criatividade, caracterizado com os personagens de desenhos, séries e filmes que eles curtem”, diz Mateus. Um dos pontos altos do Animerp, o Desfile Cosplay será sábado e domingo.

Outro destaque da programação tem a ver com a comemoração aos 50 anos de lançamento do filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. Abrindo o Animerp, na quinta, haverá bate-papo sobre a obra, com Felipe Brida, jornalista e crítico de cinema, seguido da exibição.

A escritora e ilustradora Janina Tokitaka conduzirá a oficina “Monstros Japoneses”, sobre essas criaturas horripilantes e absurdas que deram origem aos mangás. Os participantes poderão saber mais sobre esses seres e criar os seus próprios monstros.

A técnica de pintura oriental Sumi-ê, surgida na China e levada ao Japão, onde tornou-se mais difundida, também está presente na programação, com uma oficina conduzida pela ilustradora Suely Shiba.

Além dessas, muitas outras atividades integram o Animerp. Os participantes poderão, por exemplo, aprender a cozinhar dois pratos típicos da Coreia, o Bibimbap e o Japchae, em uma oficina com Milene Carina Destro. E na intervenção “Dublagem”, do Kurokawa Fandubs, irão conhecer um pouco desse universo curioso e divertido das dublagens feitas pelos próprios fãs. Depois, na oficina “Você, Dublador!”, os jovens soltarão o dublador que existe em cada um.

Ouça também
Tecnologia, Cultura Pop, Arte, Glicth, Kitsch, 70's, 80's, 90's, 00's, #GEEK.