Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Inspira - Ações para uma vida saudável

- Inspira.

Quem nunca ouviu esse conselho num momento de dificuldade? E quem diria que esse ato básico de sobrevivência poderia ter efeitos tão potentes?

Inspira, acalma, relaxa.
Inspira, escuta, repensa.
Inspira, respira, não pira.

É desse gesto, ao mesmo tempo simples e repleto de significados, que nasce o Inspira - Ações para uma vida saudável. De 06 a 22 de abril, o projeto promove 300 atividades educativas em todas as unidades do Sesc em São Paulo. Para além de apenas oxigenar o corpo físico, o Inspira convida públicos de todas as idades a pensar sobre saúde de uma forma ampla, relacionando-a com os mais diversos aspectos da vida: da biologia à política, da cultura ao meio ambiente.

Mas – há quem possa questionar – o que saúde tem a ver com tudo isso?

Muita coisa, de fato. Primeiramente, porque consideramos que saúde não se restringe à ausência de doenças. Estar saudável é uma percepção individual que passa por um equilíbrio tênue de fatores que não cabem nos parâmetros de um exame clínico. 

Há estudos que indicam, por exemplo, que viver perto de um equipamento de lazer pode diminuir significativamente o risco de doença cardiovascular. Outros  mostram que quem realiza alguma atividade artística ou se reúne com pessoas para fazer algo prazeroso produz mais substâncias anti-inflamatórias. Há até pesquisas que revelam como um transporte público ruim afeta a saúde dos cidadãos.

Com o Inspira - Ações para uma vida saudável, o Sesc consolida sua atuação em anos anteriores, no âmbito do Dia Mundial da Saúde, e também nas atividades educativas não formais realizadas durante o ano todo. Com uma série de práticas integrativas em saúde, o projeto transita por diversas linguagens e campos do conhecimento, reunindo vivências, performances e encontros que levam em conta características de cada indivíduo em seus diferentes ciclos e dinâmicas da vida.

E você? O que faz pela sua saúde? Que tal fazer uma pausa, inspirar, mergulhar em sescsp.org.br/inspira e se permitir novas descobertas para o bem-estar?
 


 

Evento de abertura

Para marcar a abertura do projeto, o Sesc promoveu o encontro Saúde e os desafios atuais, no dia 05/04, no Sesc Pompeia. Participaram do debate Paulo Saldiva, médico patologista e diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP; Carlos Leite, urbanista e autor do livro Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes, e Nelson Filice, cientista social, professor do departamento de saúde coletiva da Faculdade de Medicina da Unicamp. 
 

>>> O Inspira - Ações para uma vida saudável acontece em todas as unidades do Sesc, de 06 a 22 de abril. Acesse sescsp.org.br/inspira, conheça a programação completa e inspire-se!

 

 

 

>>>> Música para inspirar:

No Spotify

 

No Deezer