Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Maré Delas

Grafitti de NegaHamburguer
Grafitti de NegaHamburguer

Daqui já é possível ouvir o barulho do mar e seu movimento, trazendo uma maré de força e energia que tem data marcada para inundar a programação do Sesc Bertioga com muita arte, esporte, diálogo e reflexões sobre diversidade de gênero e protagonismo das mulheres em diferentes áreas da sociedade!

De 06 a 18 de março o Sesc realiza o projeto Maré Delas, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Bertioga para espalhar atividades gratuitas por toda a cidade. A programação estará no Sesc, na rua, na praia, nos bairros e em espaços culturais, passando por Teatro, Cinema, Literatura, Música, Artes Visuais e esportes como futebol, surfe e skate.

Para a abertura o destaque fica por conta da escritora, professora e filósofa Márcia Tiburi que lança, no dia 06/03, às 19h no Sesc Bertioga, seu livro “FEMINISMO EM COMUM: PARA TODAS, TODES E TODOS”, no qual busca promover reflexões sobre a potência transformadora e libertadora do feminismo.


Marcia Tiburi | Foto: Simone Marinho

O Coletivo Manacá, atuante na cidade de Bertioga, realiza de 07 a 16/03, uma série de rodas de conversa por vários espaços da cidade. A temática será AMOR, AFETO E... MACHISMO, e se buscará refletir sobre diferentes tipos de violência contra a mulher e formas de autoconhecimento e empoderamento para a superação de desigualdades, propiciando um espaço de escuta e diálogo entre as participantes.

Na noite de sexta, dia 09/03, às 20h na Casa de Cultura, a Cia. As Meninas do Conto apresenta o espetáculo teatral MIL MULHERES E UMA NOITE. Partindo de uma das maiores obras de referência da tradição oral, as sete atrizes-contadoras personificam a emblemática da figura de Sherazade, fundindo suas histórias com relatos contemporâneos de opressão feminina e potencializando o diálogo entre passado e presente.


Cia. As Meninas do Conto| Foto: Julia Chequer

No sábado, dia 10/03, a programação vem pra mostrar que a rua também é a praia das mulheres! O evento especial acontece na Pista de Skate a partir das 16h, com SESSÃO DE GRAFFITI COM NEGAHAMBURGUER – personagem de Evelyn Queiroz, ilustradora e ativista que desenvolve seus trabalhos retratando e aumentando a visibilidade de diferentes corpos femininos. No mesmo dia acontecem AULAS DE SKATE para mulheres, às 18h, e APRESENTAÇÃO ESPORTIVA COM PÂMELA ROSA, às 19h, um dos nomes mais promissores do skate mundial, medalhista de ouro no X Games e bicampeã da World Cup Skateboarding. A noite se encerra com o SLAM DAS MINAS – SP, que começa sua apresentação, às 19h30. O grupo surgiu para criar um espaço de voz e acolhimento para as mulheres e conta com apresentações com microfone aberto, batalha de poesia autoral e discotecagem de Luz Ribeiro.


Da esq. para a direita: Pâmela Rosa, NegaHamburguer, Slam das Minas - SP | Fotos: Eduardo Braz/ Evelyn Queiroz/ Jéssyca Alves

“Estar na rua, ocupar a cidade em diferentes pontos do seu território com ação programática, é também estimular a ocupação do espaço público pelos moradores de Bertioga. Isso gera uma sensação de pertencimento e cuidado com esses espaços, promove o encontro entre as pessoas e também contribui para a democratização do acesso à Arte, ao Esporte, à Cultura em geral. Estimular essa ocupação pelas mulheres é ainda mais significativo, considerando que historicamente esse é um direito que foi e continua nos sendo negado de diversas formas.”  - Amanda Prado, técnica de programação do Sesc Bertioga.

A rua também será ocupada com Cinema, em uma sessão em parceria do Sesc com o Coletivo Cine Rua no dia 14/03, às 19h na Pista de Skate. Será exibido o filme MINHA AVÓ ERA PALHAÇO, e ao fim da sessão as diretoras Ana Minehira e Mariana Gabriel convidam o público para um bate-papo que passará por temas como racismo, machismo e protagonismo da mulher nas Artes. Também tem exibição no Sesc, dia 15/03 às 20h, do filme COMO NOSSOS PAIS. Dirigido por Laís Bodanzky, o longa retrata temas como a ligação entre mãe e filha e os anseios e conflitos da mulher na atualidade.


Minha avó era um palhaço | Foto: Divulgação

A programação também contempla práticas esportivas como a aula aberta de KRAV MAGA, no dia 12/03 às 19h no Sesc, a COPA MARÉ DELAS – torneio de futebol feminino com equipes convidadas, que ocorre até o dia 15/03, e a atividade MULHER, SURFE E ESSÊNCIA, nos dias 11 e 18/03 às 9h na praia do Sesc, com a equipe da Longarina. Nessa atividade feita pra quem já surfa e pra quem nunca surfou, as participantes poderão conversar sobre os desafios da prática feminina desse esporte e vivenciá-lo enquanto se conectam consigo mesmas através de meditação, yoga e psicoterapia do corpo e do movimento.


Longarina | Foto: Suellen Nobrega

“Ainda hoje a participação feminina no esporte é pequena ou com pouca visibilidade e prestígio, se comparada à masculina. As mulheres ainda são estigmatizadas como frágeis, o que culmina em preconceitos que se revelam em rotulações como por exemplo: esse esporte não é pra mulheres. Também buscamos estimular essas reflexões no Maré Delas.” - Marcelo Coffani, técnico de programação do Sesc.

Março é um mês marcante para a trajetória de luta das mulheres na busca por igualdade de direitos, autonomia e liberdade, mas você vai ver que a programação do Sesc trata desses e outros temas o ano inteiro! Não é só uma onda que passa, é cíclico e constante, como uma maré.

Fica o convite para você fazer parte dessa programação, inteiramente gratuita, e também conhecer as outras ações realizadas pelo Sesc Bertioga, abertas ao público em geral. Para mais informações, consulte o caderno de programação que também traz outras atividades para todos os públicos.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP. Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!