Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Qual foi a última coisa que você fez?

Oficina de construção de barco, que aconteceu em 2017 no Sesc Bertioga
Oficina de construção de barco, que aconteceu em 2017 no Sesc Bertioga

Não. Não sua última ação. Pergunto qual objeto, projeto, qualquer algo que tenha produzido a partir de materiais, ferramentas e desejos, por suas mãos e pelo seu pensar. E então? A minha foi esse texto, e a sua?

Neste final de semana diversas oficinas de aprender e fazer estarão espalhadas pelas unidades do Sesc. A gente tá bem feliz com a segunda edição do FestA! Sabe como é? Aquele monte de gente com vontade de fazer o que mais gosta, o que sempre desejou ou, melhor ainda, o que nunca pensou que fosse possível aprender e - que tiro foi esse? - taí a oportunidade.

Razões que despertam para o aprendizado não faltam.

A gente poderia falar de crise econômica, por exemplo… Faz sentido. Quando sobra mês no fim do salário, a gente tem que arrumar formas de economizar ou de ganhar um a mais. Neste sentido, aquilo que você manja fazer seja para consertar algo sem precisar de chamar um profissional ou quando você aprende alguma técnica artística e a aplica em algo vendável, vem bem a calhar.

Contudo, as possibilidades desses três dias de festival vão muito além. Bom mesmo é falar da troca de conhecimentos que ocorrem entre os participantes, oficineiros e todos os convidados dessa festa.

Mano… Isso é muito doido!

Cada vez mais gente tem acesso à internet e, com ela, à informação. Daí podemos pensar nas diferentes formas de aprender com alguns cliques como, por exemplo, através dos vídeos tutoriais que ensinam de tudo. Claro que, se der ruim, vira meme Expectativa X Realidade... Fato é que vivemos uma era sem dúvidas, pelo menos essas que o Google pode responder.

Navegando nesse oceano de possibilidades chamado internet, no corre do dia a dia, dificilmente enxergamos os valores das coisas. Não digo nem quanto vai de impostos ou para a mão de obra... Por vezes, sequer pensamos se realmente precisamos dessas coisas que compramos. Aqui vem o pulo do gato, a carta na manga, a cereja do bolo, a Maisa do SBT, o queijo do mineiro, enfim, o melhor da coisa toda (: 

Na contramão desse tipo de consumo desenfreado e mecânico, quando alguém se dedica a aprender, é impossível não pensar. Neste instante, você exercita sua atenção, seu pensamento e, se relaxar um pouquinho, desperta sua criatividade e com ela, amigx... você ganha o mundo.

Antes de contabilizar o quanto custa (naquela loja de coisas e desejos para casa) uma luminária nova que você viu no Pinterest e ficaria perfeita na escrivaninha, que tal pensar no seu grau de envolvimento com algo feito por suas mãos? O fazer te devolve valor afetivo, algo exclusivo e pessoal que pode muito bem estar presente naquela luminária nova que você viu no Pinterest e ficaria perfeita na escrivaninha que, agora você lembrou, foi de sua querida avó.

Aqui, mais que valorizarmos as coisas que temos, podemos oferecer sentido a elas. Também é possível fazer isso com as coisas que decidimos não ter. Porque não ter, tudo bem também.

O FestA! é lugar de aprender, de saber, de trocar e de se divertir. Da cerâmica à impressão em 3D, nele podemos aprender e fazer muita coisa.

Então, você traz seu tempo, seu pensamento, sua atenção e sua criatividade. A gente arruma a sala pra te receber, despertar seus desejos e possibilitar suas descobertas nesse mundo infinito chamado aprender.

E aí, qual vai ser a próxima coisa que você vai fazer?

Spoiler - Ela pode estar aqui nessa lista com algumas das atividades do FestA! 2018 que não precisam de inscrição prévia.

Grande São Paulo

Fazetório de Ficções - Sesc Pinheiros
Publicações Independentes com Xilogravura - Sesc Bom Retiro
Ateliê Itinerante de Xilogravura - Sesc 24 de Maio
Tag Tool - Faça Você Mesmo Desenhos Digitais - Sesc Consolação
Impressão com Tipos Móveis de Madeira - Sesc 24 de Maio
Máquina de Desenhar - Sesc Consolação
Demonstração Splash - Sesc Consolação
CronosSomos – Manipulando Imagens e Sons - Sesc Consolação
Poemas Passageiros e Outros Jogos Conversas - Sesc Bom Retiro
Encontro de desenho Pupunha Ink - Sesc Bom Retiro
Kusudamas - Origamis Modulares - Sesc Pompeia
Origami - Festa De Tsurus - Sesc Pompeia
Raku - Queima Japonesa - Sesc Pompeia
Japão Grafitti Ao Vivo - Sesc Pompeia
Kimono - Tradição e Contemporaneidade - Sesc Pompeia
Máquinas do Absurdo (Rube Goldberg Machines) - Sesc Vila Mariana
Máquinas que Desenham - Sesc Vila Mariana
Observação do Sol - Sesc Santana
Dentro da Câmera Fotográfica - Sesc Santana
Espaço Além: Marina Abramovic e o Brasil - CineSesc
Mini mostra de Games Brasileiro - Sesc Florêncio de Abreu
Desenho Mural - Sesc Belenzinho
Desenhaço - Sesc Belenzinho
Dentro da Câmera Fotográfica - Sesc Santana
Superfície Sonora Iconográfica - Sesc Santo Amaro
Formação Desenho de Modelo Vivo - Sesc Santo André
QR Cabeça - Realidade Aumentada - Sesc Santo Amaro
Tatuagem Indiana de Henna - Sesc Campo Limpo
Construção de Jogo de Tabuleiro Africano - Sesc Campo Limpo
Ponto Cruz Urbano - Sesc Campo Limpo

Interior

Mesa Hermética - Sesc São José dos Campos
Desenvolvimento de Escultura e Produção - Sesc Catanduva
Brincando com o Som - Makey Makey - Sesc Catanduva
Programação para Crianças - Sesc Catanduva
Jogue Do Lado De Fora 1.0 - O Retorno Dos Games - Sesc Jundiaí
Vivendo na Tela - Sesc Bauru
Sericleta: Serigrafia de Postais Literários - Sesc Taubaté
Sticker Art - Sesc Taubaté
Lambe Lambe e a Tipografia das Ruas - Sesc Taubaté
Painel em Lettering - Sesc Sorocaba

 

 

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP. Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!