Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Show inédito dos ingleses do Cymande traz funk, jazz e ritmos caribenhos ao SescTV

Criada pelo baixista Steve Scipio e pelo guitarrista Patrick Patterson na Londres em 1971, o Cymande existiu até 1975 e só retornou aos palcos quarenta anos depois.

Patterson e Scipio nasceram na Guiana e, em 2017 fizeram sua estreia no Brasil durante o Nublu Jazz Festival em show gravado para o SescTV com um repertório de composições do início da carreira também novidades, com sonoridades que transitam pelo funk, jazz e ritmos caribenhos.

Steve conta que a Cymande recebeu influência da black music e de movimentos como o Black Power e o de Direitos Civis - principalmente os que aconteciam nos Estados Unidos no início da década de 1970. Segundo ele, quando a banda despontou no mercado musical, havia restrição a músicos negros no Reino Unido, e foi graças ao produtor musical John Schroeder (1935 – 2017), que o grupo foi lançado para o público. O guitarrista Patrick afirma que John acreditou e entendeu o trabalho da banda, mantendo a sua identidade.

Os artistas recordam a transição do grupo, naquela época, para os Estados Unidos, onde se apresentaram no Apollo Theather, uma das salas de música mais famosa de Nova Iorque. Também lembram das participações da Cymande em turnês de nomes norte-americamos como Al Green, cantor de gospel e soul music, e Kool And The Gang, conjunto de jazz, soul, funk e R&B.  “Foi um período em que realmente estávamos voando e fazendo uma música que considerávamos revolucionária”, expõe Patrick.

Quanto ao se reunirem novamente após quatro décadas, Steve argumenta que sempre sentiram que algo estava inacabado. “Quando tiramos a banda da estrada, ainda tínhamos muito material que não havia sido gravado profissionalmente”, revela o guitarrista. Ele explica que utilizaram esse material para completar um projeto que resultou no álbum A Simple Act of Faith, lançado pela Cymande em 2015. Além desse disco, o grupo possui mais três álbuns gravados na primeira fase de sua carreira: o Cymande, de 1972; o Second Time Round, de 1973; e o Promissed Heights, de 1974.

 

SERVIÇO:
Nublu Jazz Festival apresenta Cymade

Estreia: 21/3, quarta-feira, às 22h
Reapresentações: 22/3, às 2h; 24/3, às 19h; e 25/3, às 3h, 7h e 24h.
Classificação indicativa: Livre