Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

FestA! - Festival de Aprender 2018: redescubra o prazer de aprender

Um final de semana inteiro para pintar, bordar, desenhar, programar, modelar e muito mais. O FestA! 2018 acontece nos dias 2, 3 e 4 de março e traz mais de 500 atividades gratuitas em todas as unidades do Sesc


Dos primeiros gestos às primeiras palavras, descobrimos linguagens, formas de expressão e de interação com o mundo. Desde que nascemos, aprendemos com o outro, com a observação e com todo tipo de experiências. 

Aos poucos, porém, o aprendizado vai ganhando limites: “decore isto, repita aquilo, copie tudo do quadro!” Com muros, regras e provas, o prazer e a vontade de aprender podem ser soterrados pelo peso da obrigação e das expectativas. 

Mas nem tudo está perdido. Com a segunda edição do FestA! - Festival de Aprender, relembramos: o aprendizado é, sim, deleite! Não precisa de lugar marcado, nem forma certa, nem limites na imaginação.

Durante os dias 2, 3 e 4 de março, o festival oferece mais de 500 oportunidades de se divertir, trocar, aprender ou aprimorar técnicas e linguagens artísticas em oficinas, vivências e demonstrações. Listamos aqui 5 motivos para você participar e redescobrir as delícias do aprendizado!
 

1. Há intermináveis possibilidades de aprender. Se achou um método chato ou difícil, por que não explorar outras formas? Caligrafia, por exemplo: em vez de treinar a letra naquele caderninho quadriculado da primeira série, já pensou como seria divertido (e gostoso) escrever em doces?


2. Você é do tipo que não parava quieto na cadeira, na sala de aula? Pois saiba que não é só sentado que se aprende. O FestA! convida a explorar novos lugares de aprendizado: pode ser criando arte num passeio pela cidade, desenhando num barco sobre o mar, ou fotografando numa reserva natural.
 

3. Já teve a impressão de que o que aprendia na aula não tinha nada a ver com a vida fora dos muros da escola? Pois aqui o que se aprende pode ter aplicações e efeitos imediatos: já imaginou a emoção de vestir uma roupa que você mesmo costurou? Ou então tocar um instrumento feito com suas próprias mãos? E que tal aprender a fazer sozinho os reparos da casa?
 

4. Pteridófitas, angiospermas, briófitas... Quem sofria com as classificações nas aulas de Biologia na escola pode ter uma nova chance de explorar tudo o que o mundo das plantas tem a oferecer: da geometria da natureza às tintas naturais extraídas de flores, sementes e folhas, e até a construção de um jardim eletrorgânico!


 

5. E a Física, então? Difícil lidar com tantas fórmulas para decorar? Não traumatiza, não! Vem aprender ou relembrar na prática, seja desvendando o funcionamento de uma câmera fotográfica, seja construindo um projetor artesanal ou o próprio drone.
 


Como participar?
A programação do FestA! é inteiramente gratuita. Algumas atividades têm inscrição antecipada aqui no portal, a partir do dia 22 de fevereiro. As demais são de acesso livre ou pedem retirada de senhas no local da atividade com 30 minutos de antecedência. 

 

>> Quer mais? Mergulhe na programação em sescsp.org.br/festa e confirme sua presença no evento para ficar por dentro das novidades!