Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

São Paulo 464 anos: vem escolher onde comemorar!

Rincon Sapiência apresenta no Sesc Campo Limpo o show de seu primeiro álbum,
Rincon Sapiência apresenta no Sesc Campo Limpo o show de seu primeiro álbum, "Galanga Livre"

São, São Paulo
Quanta dor
São, São Paulo
Meu amor

São oito milhões de habitantes
De todo canto em ação
Que se agridem cortesmente
Morrendo a todo vapor
E amando com todo ódio
Se odeiam com todo amor
São oito milhões de habitantes
Aglomerada solidão
Por mil chaminés e carros
Caseados à prestação
Porém com todo defeito
Te carrego no meu peito

Com alguns milhões de habitantes a mais, a cidade de São Paulo segue no peito de quem passa por ela, assim como canta Tom Zé desde 1968. Dia 25 de janeiro está chegando e reunimos aqui alguns destaques da programação das unidades do Sesc em São Paulo.

Sesc 24 de Maio

São Paulo Não é Uma Cidade – Invenções do Centro. Curadoria: Paulo Herkenhoff. Cocuradoria: Leno Veras
A exposição, especialmente criada para o Sesc, apresenta uma possibilidade de leitura do centro de São Paulo a partir dos conceitos de cidade e os contextos da história, da arte, da arquitetura, do urbanismo, da indústria, do comércio e dos lugares emblemáticos, assim como sobre pessoas, ofícios, saberes e cotidianos dessa composição urbana complexa e diversa. Saiba mais.

Jam Black com Nelson do Triunfo e Funk e Cia
Vivência que remonta aos antigos bailes black que fazem parte da História do centro de São Paulo e da Rua 24 de Maio. Nelson do triunfo e a Funk e Cia promovem uma jam de dança na rua em celebração ao aniversário da cidade e à cultura Hip Hop. De modo agradável e festivo, o público é convidado dançar e divertir relembrando as trilhas sonoras que fizeram parte do cenário das ruas da cidade. Saiba mais.

Sesc Bom Retiro

Grupo Triii
"Dia e Noite" é o novo show criado pelo Grupo Triii e traz ao palco o repertório do novo CD, com músicas e brincadeiras em arranjos delicados que convidam o público para viajar pelas nuances e contrastes presentes no dia e na noite. Nesse show especial o Grupo Triii - guitarra, bateria e vozes - é acompanhado por mais dois músicos, que ampliam as possibilidades sonoras acrescentando instrumentos como baixo, ukulele, violão, marimba, órgão, entre outros. Saiba mais.

Sesc Campo Limpo

Rincon Sapiência
O show de seu primeiro álbum, "Galanga Livre", em uma performance que reflete o conceito afrofuturista, presente em sua obra de estreia. O rapper sobe aos palcos acompanhado da sua banda e do DJ Mista Luba, combinação que promete oferecer ao público uma sonoridade única e envolvente. Com elementos visuais inspirados no álbum e cenografia de Elka Andrello, a composição gera uma experiência sinestésica poderosa junto com a música. Aprimorando a originalidade de suas composições, já marcadas por influências do rock e das músicas africana, eletrônica e jamaicana, no novo disco o rapper revela maturidade poética e musical. Saiba mais.

CineSesc

Ozualdo Candeias, Fotografias
Ozualdo Ribeiro Candeias, falecido em 2007 aos 89 anos, foi precursor do Cinema Marginal e um dos expoentes do cinema autoral no Brasil. Sua trajetória está ligada à história da Boca do Lixo, polo de produção cinematográfica que chegou a ser responsável por cerca de 50% da produção dos filmes nacionais nos anos 1970. Em paralelo à sua produção cinematográfica, Candeias registrou fotograficamente o dia a dia da Boca do Lixo com suas câmeras Exakta 50 mm e Nikon, entre os anos 1960 e 2000. Saiba mais.

Sesc Consolação

Beatles para crianças 2
Um quinteto;
um show de rock para as crianças;
histórias contadas e cantadas;
efeitos sonoros e instrumentos inusitados;
...tudo isso num espetáculo dinâmico, animado e com muita música! Saiba mais.

Sesc Interlagos

Os Mulheres Negras
Formada por André Abujamra e Maurício Pereira, o Mulheres Negras é referência do movimento vanguardista paulistano dos anos 70 e 80. O duo já ostentou o título de "terceira menor big band do mundo" e traz ao Sesc Interlagos uma apresentação com muita teatralidade e improvisação, trazendo canções que ainda marcam a memória de admiradores dos dois músicos. Saiba mais.

Sesc Itaquera

Luciana Mello, Léo Maia e Wilson Simoninha - Os Filhos dos Caras
Os Filhos dos Caras é uma homenagem dos filhos à música e a seus pais, reunindo no mesmo palco herdeiros de grandes ídolos brasileiros. Wilson Simoninha, Luciana Mello e Léo Maia mostram um pouco do seu repertório próprio e, acompanhados por um quinteto, resgatam seu DNA interpretando os grandes clássicos de Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Tim Maia. Saiba mais.

Sesc Parque Dom Pedro II

Ser e Viver São Paulo: 464 anos
A Rádio CBN, em parceria com o Sesc e com o Itaú Cultural, realiza um programa ao vivo, comandado pela jornalista Fabíola Cidral. Intercalando entrevistas e números musicais, o programa tem o tema Ser e Viver São Paulo: 464 anos, que será pauta do bate-papo e da festa em que participarão Elba Ramalho, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz, Mario Sergio Cortella e Raul Juste Lores. Todos eles estarão no palco da Unidade, ao mesmo tempo em que acontece a transmissão do programa via rádio e também no Facebook da CBN. Saiba mais.

Elba Ramalho
Ela já foi ave de prata, flor, fruto e até paisagem. Colocou fogo na mistura, comandou a ciranda, arrumou o balaio e sempre deixou tudo como a gente gosta. Assim é Elba Ramalho, popular é brasileira, que se mantém há 36 anos como uma das grandes vozes femininas da música brasileira. No aniversário da cidade de São Paulo, apresenta canções de sucesso de sua carreira, como "De volta pro Aconchego", "Anunciação", "Banquete dos Signos", "Morena de Angola", "Gostoso demais", "Bate Coração", "Chão de Giz", "Banho de Cheiro" e "Frevo Mulher". Saiba mais.

Sesc Pinheiros

Paula Lima
A cantora Paula Lima, referência no suingue/soul music, apresenta o show Mil Estrelas, que se baseia na combinação de seus maiores sucessos com sua produção mais atual,  trazendo canções diversas que vão do universo romântico, como na música que batiza o espetáculo, à reflexão social, como em "Fiu Fiu", inspirada no movimento "Chega de Fiu Fiu" em defesa dos direitos das mulheres. Saiba mais.

Sesc Pompeia

Elza Soares
Não à toa, Elza Soares é reverenciada como uma artista à frente de seu tempo. A nova versão do show "A Voz e a Máquina" é uma das provas disso. Acompanhada por dois músicos da cena eletrônica e um guitarrista, o quarteto é ao mesmo tempo minimalistas na formação e completo musicalmente como uma orquestra, em arranjos sob medida para a voz da Diva Pop. Saiba mais.

Sesc Santana

A liberdade é inegociável
Com Elisa Riemer, Karine Guerra e Maria Zeferina. O mural aborda os códigos de conduta impostos aos corpos femininos a partir das narrativas de três artistas que tem como pesquisa poética as imagens de mulheres, seus desejos e escolhas. Saiba mais.

Sesc Santo Amaro

Painel Dingbat Cobogó, de Guilherme Luigi
Neste trabalho, o artista apresentará ao público um inventário com representações bidimensionais de Cobogós encontrados na paisagem urbana brasileira. Será adesivada em vinil recortado uma composição painéis, em diferentes formatos e escalas, dando ênfase a aspectos ornamentais e utilitários deste marco da arquitetura modernista. Através do jogo de luz e sombra o painel integrará a área de convivência do Sesc Santo Amaro com suas estampas geométricas, criando uma ambiência lúdica que remete à memória afetiva de nossa arquitetura. Saiba mais.

Sesc Vila Mariana

Gaymada
A Gaymada é um misto de performance, ação lúdica e manifesto, esta intervenção urbana pretende criar um espaço de convivência e diversidade através do tradicional jogo da queimada. Sim, aquele jogo de rua da era analógica. Saiba mais.

--
 

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!