Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Onde a Rua do Triumpho encontra a Augusta

Em dezembro, a Retrospectiva do Cinema Brasileiro levou ao CineSesc destaques do audiovisual do país com 55 produções em exibições diárias, lembra?

A abertura da 18ª edição teve uma dobradinha de Ozualdo Candeias: os retratos feitos pelo cineasta da Boca do Lixo estão expostos desde o dia 07 de dezembro no hall e o filme “A margem” foi exibido naquela mesma data.

A aspereza da vida às margens – do Rio Tietê, da inserção no mundo urbano, do mercado de trabalho – aparece no longa-metragem de estreia de Candeias de forma trágica e, ao mesmo tempo, sublime. Uma flor, um vestido, um barco. O desespero das personagens é plausível, mas suas almas parecem singelas, ainda que encarem de maneira muito séria o espectador. Já as fotografias no hall trazem à sala de cinema figuras muito importantes para a formação dessa linguagem, e não só na região central de São Paulo. É pelo olhar de Candeias que aquelas pessoas cujos nomes já vimos em filmes por aí são trazidas para nosso convívio como amigos que se cruzam na Rua do Triumpho.

Ao lembrar do pai Ozualdo, Douglas Candeias contou, no dia da abertura da exposição: “Meu pai era um contestador, ele gostava de mostrar a realidade do mundo que a gente vive. Não só com 'A margem' , mas em outros filmes que ele fez também. É justamente isso, de mostrar a realidade desse meio mesmo, da nossa comunidade, e não fugindo ou mascarando. Meu pai ia nessa aí.

Naquela oportunidade, Douglas e sua família puderam encontrar a obra de Ozualdo na tela do CineSesc. A boa notícia é que em janeiro mais gente poderá também.

O filme “A margem” será exibido em duas terças-feiras, dias 09 e 16 de janeiro, às 21h. Para mais informações, clique aqui.

--

Cinema ao pé do ouvido
Porque por trás de um bom filme há sempre uma trilha sonora inesquecível.