Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Multiplicidade de linguagens invade as noites de quinta em Rio Preto

Tradicional encontro do público com a música nas noites de quinta, o Projeto Sonora ganha um formato especial a partir de janeiro de 2018. Além dos shows, diversas atividades paralelas em variadas linguagens integram o Sonora [+], no Sesc Rio Preto.

Neste mês, a programação envolve um total de 17 atrações, entre exibição de filmes, oficina, intervenções artísticas, performances, além de uma feira cultural independente. E as apresentações musicais, que sempre fecham as noites.

Na primeira quinta de janeiro, dia 5, o projeto traz show de Maria Alcina cantando Caetano Veloso. Ela interpreta canções de seu mais recente álbum, “Espírito de Tudo”, disco em que mostra o lado político, tropicalista e anárquico de Caetano, com canções como “Fora da Ordem”, “Estrangeiro”, “Tropicália” e “A Cor Amarela”.

Antes, o público poderá assistir a uma exibição ar livre do documentário Os Doces Bárbaros e participar da oficina Eu Sou Caetano Veloso, com o artista Diego Geovani, que criará postais com frases do músico usando as técnicas do lettering e da caligrafia.

No espaço Me chama de Diva, maquiadores produzirão o público de forma semelhante à Maria Alcina. A programação envolve ainda a performance Contínuo político performático: Narrativas fundantes, com Erica Malunguinho, ativista e criadora do espaço paulistano Aparelha Luzia, e Julio Cesar Ribeiro, músico e artista visual.

No dia 11, a programação do Sonora [+] conta com show de Zu Laiê. A cantora lança seu primeiro trabalho autoral, o EP “Mensageiro”. As canções mesclam ritmos e manifestações culturais, com destaque para o samba e as tradições de terreiro, música caipira, congada mineira, baião nordestino e o boi maranhense.

A exibição do documentário Samba Riachão, a intervenção Laarooye!, com o artista Wild Wilde, e a intervenção Arreda Homem que Lá Vem Mulher, da Cia. Do Santo Forte, antecedem o show de Zu Laiê.

A cantora Jaqueline Cardoso é a atração musical do dia 18. Ela traz ao palco da comedoria o show Samba, Viola e Poesia, unindo a viola aos sabores do samba e da música regional. O repertório mostra a força do canto, com arranjos percussivos energéticos, poemas e pensamentos que se entrelaçam a canções de Roque Ferreira, Eduardo Gudin, João Silva, Geraldo Filme e outros nomes.

E quem chegar mais cedo ao Sesc, irá conferir, a partir das 19h30, o filme Guardiões do Samba, e as intervenções Samba, a Roda Chula, Laarooye! e Entrecontos.

Na última quinta de janeiro, dia 25, o destaque do Sonora [+] é o show da banda Dirty Fuse, de Atenas, Grécia. A banda é um projeto idealizado pelo guitarrista brasileiro Duda Victor (ex-Bufalo's d'Agua e recém-chegado ao país) e pelo baterista grego Chris Kogios. O objetivo é explorar o universo do surf rock, fundindo influências do tradicional estilo da década de 1960 ao garage, punk rock e à música balkan.

A programação começa às 19h, com a Feira Cultural Independente. A noite conta ainda com a intervenção Entre] [Elas, com Andréa Capelli, Ana Kawata, Bruna Borges, Sandra Miller, Thais Benites e Zilda Arali.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!