Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Esporte e equidade de gênero

Partindo do Esporte Para Todos, conceito de esporte democrático tanto no acesso quanto nas formas de participação e fruição, o Sesc Bom Retiro propõe para esta edição de 2018 do Sesc Verão intensificar a abordagem sobre a questão do gênero nas práticas esportivas e atividades físicas.

Entendendo os esportes e as atividades físicas como dimensões culturais essenciais para a promoção de inclusão social, qualidade de vida e cidadania, alguns aspectos pontuam a a questão de gênero como um elemento relevante e essencial:

No Brasil, durante muito tempo, o esporte foi considerado uma prática estritamente masculina. Na primeira metade do século XX não existia um número significativo de mulheres praticantes de atividades físicas e esportes. Até hoje, em nossa sociedade, existem desigualdades de acesso e permanência entre homens e mulheres, meninos e meninas nos cenários esportivos: premiações, uniformes, gestão, ocupação de espaços e equipamentos, visibilidade na mídia, entre outros.

Outro dado importante a citar é que no ano de 2013, o Ministério do Esporte realizou uma pesquisa inédita sobre o esporte no Brasil, que revelou que 45,9% dos brasileiros não praticam esportes e atividades físicas. O estudo indicou também os valores de não praticantes por gênero, sendo 50,4% de mulheres e 41,2% de homens, ou seja, a mulher é mais sedentária que o homem.

Para desconstruir estereótipos e promover a inserção igualitária de gêneros na prática esportiva e de atividades físicas, o Sesc Bom Retiro apresenta esportes que, no decorrer da história, tiveram relevância política, social e cultural ao apresentarem mulheres que quebraram paradigmas no cenário nacional.
Ao longo dos meses janeiro e fevereiro, o público poderá experimentar, conhecer, contemplar e refletir sobre equidade de gênero nas práticas esportivas, visando uma comunidade mais participativa e coletiva.

Confira a programação:

JANEIRO

Arena Skate para todos

Pilates de Solo

Esportes com raquetes

Jogos de lutas

Danças Fit

Jogos de Esportes na mesa

Desafio de Ginástica Multifuncional

Desafio de vôlei com os atletas Fofão e Rodrigão

Ginástica para Todos

Skate com Pamela Rosa


Futsal Para Todos

Basquete em cadeira de rodas

Vôlei Sentado

Movimento Quadril

Práticas Corporais

Caminhar

Festival de Tênis de Mesa

Futsal com Equipe Pelado Real Futebol Clube

Defesa Pessoal

Pedalada para Todos

FEVEREIRO

Travessia Aquática

Natação com Etiene Medeiros

Handebol

Aprendendo a Pedalar

Equidade de Gênero no Esporte

Estrelas do Futebol

Começando a Pedalar na Cidade

Magic Paula com Magic Minas

Pedalando para Nascentes do Rio Tietê

Treino Aberto de Corrida

--

>> Para conferir toda a programação do Sesc Verão, clique aqui.

--

Sesc ao pé do ouvido
Playlists criadas especialmente por artistas convidados e outras inspirações estão no perfil do Sesc SP.
Bom para acompanhar você quando estiver correndo, com saudade do Angeli e do Laerte dos anos 80 e outras cositas más. Escolha sua plataforma e chega mais!