Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Filho Eterno

Dica de leitura do Sesc Pompeia

Título: O Filho Eterno

Escritor: Cristovão Tezza nasceu em Lages, Santa Catarina, em 1952. Mudou-se ainda criança para Curitiba, onde lecionou Linguística na Universidade Federal do Paraná até 2009, quando decidiu se dedicar exclusivamente à literatura.

Enredo do livro: Publicado em 2007, “O Filho Eterno” conta a história das dificuldades de um pai ao receber a notícia de que seu filho é portador de síndrome de Down. Tal fato provoca uma montanha-russa de emoções contraditórias no protagonista, que se comportando de maneira insegura, medrosa e envergonhada com a situação.

Por que ler: “O Filho Eterno” recebeu os mais importantes prêmios literários brasileiros: Prêmio Bravo! em 2008, Prêmio APCA 2007, Prêmio Jabuti – Melhor Romance – em 2008, Prêmio Portugal Telecom, também em 2008, Prêmio São Paulo de Literatura – Melhor Livro do Ano de 2008. O livro também foi publicado em Portugal, Itália, França, Espanha, Holanda e Austrália.

Preste atenção: Considerado um relato autobiográfico, a obra é narrada em terceira pessoa e os personagens não têm nome próprio, são chamados de “mãe”, “pai”, “irmã”, com a exceção de Felipe, o portador da síndrome. Em paralelo à relação com o filho, o “pai” utiliza as questões que aparecem pelo caminho nestes 26 anos de Felipe para reorganizar sua própria vida.

Comentários: Segundo Jerônimo Teixeira, mestre em Teoria Literária pela PUC-RS, “condenável no cotidiano, a crueldade pode ser uma virtude literária. Ela é a grande qualidade de “O Filho Eterno”. [...] As limitações físicas e intelectuais de uma criança com síndrome de Down são descritas com objetividade clínica. [...] todas essas cenas são narradas com um desencanto duro. [...] Mas o romance também alcança uma delicadeza ímpar, ao retratar o progressivo envolvimento do pai literato com o filho que nunca aprendeu a ler".

Outros livros do escritor na Biblioteca do SESC Pompeia: Beatriz, Juliano Pavollini, O Fantasma da Infância, O Fotógrafo, Trapo, Um Erro Emocional, Um Operário em Férias.