Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os clássicos de 1980 para as crianças de hoje

André Abujamra com novos arranjos para clássicos de Vinícius de Moraes<br>Foto: Leco de Souza
André Abujamra com novos arranjos para clássicos de Vinícius de Moraes
Foto: Leco de Souza

André Abujamra, BNegão e Os Seletores de Frequência, Lucas Santtana e a banda Cidadão Instigado farão parte do projeto "Pequenos Contemporâneos", de 5 a 27/out no Sesc Santo Amaro e revive grandes clássicos musicais da década de 1980. Grande parte dos pais de hoje, poderão lembrar sua infância e compartilhar diferentes fases de vida com seus filhos

Shows que podem ser apreciados tanto por adultos quanto por crianças, levando parte da nova produção cultural brasileira, são alguns dos objetivos principais do projeto Pequenos Contemporâneos. Serão apresentações inteligentes que agradam aos pequenos pela diversão, aliadas à música de qualidade. Isso, graças à pesquisa musical com diferentes artistas brasileiros que contribuem de forma bastante positiva com trabalhos diferenciados.

A Arca de Noé, que virou especial de TV na década de 1980, é um delicioso álbum infantil onde todas as suas músicas são poemas para crianças escritos por Vinícius de Moraes. Dentro do projeto, o irreverente cantor, compositor e multi-instrumentista André Abujamra e seus músicos convidados irão recriar o antigo repertório.

A bela obra literária de Monteiro Lobato, Sítio do Pica Pau Amarelo, com adaptação para TV que incluiu o tema de abertura de Gilberto Gil, ganha novos ares e canções inéditas na interpretação do rapper BNegão, com sua música negra universal e suas influências do hip hop, funk, soul e samba.

Quem não se lembra do grupo Trem da Alegria? Criado pelo compositor e músico Michel Sullivan em 1984 e que passou por diferentes formações incluindo Luciano Nassyn, Patrícia Marques, Juninho Bill, Amanda Costa e Rubinho, perdurando até meados de 1992. Sucessos como as músicas Carossel, É de Chocolate, Uni, Duni, , além de Piauí Abacaxi e Thundercats ganharão nova roupagem com o compositor baiano Lucas Santtana em um show especial com releituras para conectar diferentes gerações.

Seriado infantil apresentado na Rede Globo, Pluct Plact Zuuum foi escrito por Wilson Rocha e dirigido por Augusto César Vanucci em meados de 80. O Carimbador Maluco, de Raul Seixas, Sereia, de Lulu Santos e Nelson Motta e ainda Use a Imaginação de José Vanconcelos, são apenas algumas das canções que ficaram na cabeça de muita crianças da época e serão agora rearranjadas pelo grupo Cidadão Instigado, banda de rock do Ceará com influências de músicas nordestinas e rock dos anos 70.

Veja aqui algumas letras de músicas da época e, se seus filhos ainda não as conhecem, treine com eles desde já para cantarem juntos nos shows!

O projeto Pequenos Contemporâneos irá compor a programação do mês de outubro, que será dedicado às crianças, juntamente com o festival O que é O que? – Arte para Crianças que reúne programações simultaneamente em diversas unidades do Sesc, com shows, espetáculos, exposições, instalações e outras atividades para a família e os amigos.

o que: Plunct Plact Zum - Cidadão Instigado
quando: 5 e 6/outubro às 16h
onde:

Sesc Santo Amaro

o que: Arca de Noé - André Abujamra
quando:

12/outubro às 16h e às 19h

13/outubro às 16h

onde:

Sesc Santo Amaro

o que: Sítio do Pica Pau Amarelo - BNegão e os Seletores de Frequência
quando:

19/outubro às 16h e às 19h

20/outubro às 16h

onde:

Sesc Santo Amaro

o que: Trem da Alegria - Lucas Santtana
quando:

26 e 27/outubro às 16h

onde:

Sesc Santo Amaro