Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Programação especial comemora o Dia Internacional do Idoso

'Seu' Joel, na exposição 'Giganto', em cartaz no Sesc Bertioga<br>Foto: Dani Sandrini
'Seu' Joel, na exposição 'Giganto', em cartaz no Sesc Bertioga
Foto: Dani Sandrini

Diretor Regional do Sesc fala sobre a data, os 50 anos do trabalho social com idosos e os resultados do Fórum Perspectivas para Ações junto ao Cidadão Idoso, que aconteceu no Sesc Bertioga em Setembro

Comemorado no dia 1 de outubro, o Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, em 1991.
Para o Sesc, em 2013 a data tem um significado especial, pois comemoram-se os 50 anos do Trabalho Social com Idosos (TSI), programa que prioriza a inclusão social do velho, sua participação política, e a criação de oportunidades de convivência entre as gerações e que teve início em 1963 no Sesc Carmo.

A comemoração dos 50 anos do TSI conta com programação em todas as unidades do Sesc em São Paulo, além do Encontro Nacional de Idosos e o Fórum Perspectivas para Ações junto ao Cidadão Idoso, que aconteceram no Sesc Bertioga em setembro.

O Fórum reuniu representantes de diferentes organizações e profissionais que atuam na área do envelhecimento e propôs discussões a partir de quatro eixos temáticos: Formação e Educação Permanente; Autonomia, Direitos e Cidadania; Gerações e Intergeracionalidade; e Cuidado e Relações Sociais. O objetivo foi refletir e contribuir com propostas sobre as políticas sociais voltadas à população idosa brasileira. Durante o fórum fio construído um documento síntese dos resultados das discussões realizadas: a Carta de Bertioga 2013. Você pode conhecer o documento clicando aqui.

O festival Lugares da Memória, que acontece em todas as unidades do Sesc São Paulo de 21/set a 01/out, é outra atividade que marca o Dia Internacional do Idoso, com passeios, excursões, oficinas, bate papo, exposições e atividades artísticas.

o que: 50 anos do Trabalho Social com Idosos
quando:

até dezembro/2013

onde:

Diversas unidades, consulte a programação

o que: Festival Lugares da Memória
quando:

21/setembro à 1/outubro

onde:

Diversas unidades, consulte a programação