Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Exposição 'O Nome da Cor'

Guarda-sol Multicolorido <br> Foto: Andrezza Fonseca
Guarda-sol Multicolorido
Foto: Andrezza Fonseca

A exposição interativa ‘O Nome da Cor’, até 13/outubro no Sesc Santana, convida o visitante a desfrutar de uma experiência lúdica e educativa no universo das cores através de um conjunto de instalações, totens, painéis interativos e atividades educativas especialmente concebidos para os espaços da unidade

O Nome da Cor busca sensibilizar e provocar o público sobre a complexidade que envolve este fenômeno aparentemente simples. A experiência do visitante é guiada pela ideia essencial de que a cor possui um caráter relativo e que mantém uma íntima relação com a subjetividade. Trata-se de um convite à descoberta conjunta de um tema fascinante.

Idealizada pela equipe do Sesc Santana, a exposição reúne um corpo multidisciplinar de profissionais a partir da concepção de Renato Theobaldo, cenógrafo com vasto currículo relacionado à cenografia para espetáculos teatrais e exposições temáticas.

Experiência sensorial

Logo no hall de entrada, o visitante da exposição surpreende-se com uma curva de filetes nas três cores primárias: vermelho, amarelo e azul. À medida que ele caminha, a peça muda de cor, revelando o nome da exposição. Quem quiser, pode assistir os vídeos educativos antes de entrar nessa curva, atravessando os filetes feitos de borracha. Ali dentro, inicia-se uma experiência sensorial, com projetores de luz a inundar de sombras coloridas o ambiente.

Na sala seguinte, há uma série de painéis interativos que explicam de maneira simples e direta o princípio da percepção das cores. Seguindo adiante no espaço expositivo, está a instalação ‘Cor de Artista’, que mostra em quatro painéis deslizantes a paleta de cores das obras de grandes mestres da pintura desde a Idade Média até o século XX.

Ainda na segunda sala, fica a instalação ‘Cor das Coisas’, uma sequência de fotos e um sistema de roldanas coloridas com uma espécie de máscara, que convida o visitante a testar sua sensibilidade cromática, alinhando fotos da natureza a diferentes paletas e cores. Nessa mesma parede estão quatro painéis interativos touch screen, onde se pode misturar, comparar cores e até mesmo pintar, utilizando as cores das obras de mestres como Malevich ou Matisse.

Banho de luz

A instalação ‘Imersão’ radicaliza o tema da mostra, ao proporcionar ao visitante uma experiência única de imersão em cor luz. Delimitadas por elásticos, as nove alcovas da instalação têm dois metros quadrados cada, e são totalmente iluminadas por um refletor de leds. Elas prometem um verdadeiro banho de luz.

Jardim futurista

O lado externo do Sesc Santana concentra a parte lúdica e também fantástica da exposição. Lá estão um canhão caleidoscópico giratório, a instalação ‘Cinectica’, três grandes painéis de chapinhas coloridas manipuláveis e uma espécie de jardim futurista, com mesas com guarda-sóis multicoloridos articuláveis, além de flores de metal com pétalas móveis e, claro, coloridas.

o que: O Nome da Cor
quando:

de 11/maio a 13/outubro

onde:

Sesc Santana