Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Copa Sesc e suas figurinhas carimbadas

Mais um atleta fazendo pose para foto.
Mais um atleta fazendo pose para foto.

O Sesc Campinas confeccionou um álbum de figurinhas com as imagens dos participantes do torneio de futebol. O objetivo é aumentar a integração entre os atletas do torneio e seus familiares, por meio das trocas de figurinhas que precisam ser realizadas para completar o álbum

A Copa Sesc do Comércio e Serviços 2013 chega acompanhada de uma vasta programação que será realizada no Sesc Campinas. Bate-papo com o ex-jogador William (ex-Corinthians), a música do Pagode da Vó Tiana, vivência de futebol de Bolha, entre outras atividades. Mas a maior novidade este ano é a criação de um álbum de figurinhas do torneio de futebol.

Os cromos ou as “figurinhas”, como são popularmente chamadas no Brasil, existem desde a idade média, quando surgiu o seu parente mais longínquo em forma de estampa. Seu objetivo era divulgar conhecimentos, curiosidades, datas comemorativas ou propícias ao agricultor, eventos e cultos religiosos da época.

Por volta da década de 50, com as figurinhas já estabelecidas no nosso país, o álbum passou a ter um caráter de memória, com as imagens procurando fixar aquilo que ficará como lembrança de um evento.

Pulando alguns anos nessa linha do tempo, chegamos a década de 70, na qual as figurinhas eram utilizadas como uma forma de exaltar o "Brasil gigante" que estava surgindo, com vários temas patrióticos, entre eles o futebol, que era o maior motivo de orgulho do povo com sua Seleção Canarinho.

Foi pensando nisso que o álbum da Copa Sesc 2013 do Sesc Campinas foi criado, para celebrar e incentivar a integração das equipes e preservar a memória desta competição de caráter único. Afinal, quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol e ser imortalizado em um álbum de figurinhas?

Guilherme Mendes, da empresa Softway S.A, foi um dos primeiros “craques” a ser fotografado e contou para a EOnline como foi essa experiência:

Eonline: Como foi a integração com as outras equipes/empresas em campeonatos passados?
Guilherme Mendes: É a nossa quarta ou quinta participação e achei que nos outros campeonatos faltou um pouco essa parte de integração, até porque a gente jogava e ia embora. Talvez agora, com esse negócio da troca das figurinhas vai ser melhor.

Eonline: E o que você está achando dessa experiência de tirar fotos e virar figurinha?
G.M: Ah, eu acho legal né. A gente pode apresentar para os nossos filhos futuramente e falar que foi figurinha e é importante essa integração entre as torcidas e times.

A programação da Copa Sesc do Comércio e Serviços, que acontece em diversas unidades do Sesc, é composta por torneios e festivais esportivos, exposições, e palestras temáticas, aulas abertas, oficinas, clínicas além de apresentações esportivas com atletas de renome e busca auxiliar no desenvolvimento da cultura esportiva e promover o desenvolvimento sociocultural dos participantes.

Clique aqui e faça o download da tabela de jogos.

o que: Copa Sesc do Comércio e Serviços
quando:

até 1/dezembro

onde: Diversas unidades