Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

SescTV exibe documentários sobre o Festival Mirada

O SescTV exibe às segundas e sextas de setembro, às 20h, documentários inéditos sobre o 'Mirada – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos'

A multiplicidade da cena teatral ibero-americana invadirá a tela do SescTV a partir de 9 de setembro: artistas, pensadores, linguagens, públicos e humanidades que vertem da produção na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Paraguai, Peru, Portugal e  Venezuela estão retratadas em suas potencialidades.

Em Teatro Ibero-Americano e Suas Fronteiras, dirigido por Alê Primo, que estreia no dia 9, às 20h, atores, diretores, especialistas e cenas de espetáculos refletem sobre as idiossincrasias das linguagens cênicas e possíveis fronteiras artísticas entre países, referendando percepções diversas, mas que consensuam: “A questão da fronteira não está na fronteira, está nos homens”, avalia o ator e diretor brasileiro Luiz Carlos Vasconcelos. 

O segundo programa - Olhar Jovem, que será exibido na mesma noite, às 20h30 -  mostra a experiência singular de uma trupe de jovens, convidada pelo Sesc Santos e orientada pelo Instituto Querô, para registrar suas experiências culturais e humanas durante o festival em setembro passado.

A partir do dia 13, às 20h, entra no ar a série Mirada – Reflexões em Torno do Teatro Ibero-Americano, dirigida por Amilcar Claro e com roteiro de Sebastião Milaré. O primeiro dos cinco documentários que compõem a série é Continente Teatral Ibero-Americano, que examina as vertentes teatrais e as produções dos grupos e de países, a partir de impressões de artistas e críticos que estiveram na primeira edição do festival, revelando, inclusive, a influência europeia.

No dia 16 de setembro, às 20h, é a vez de Teatro do Eu Profundo, programa que investiga a produção latino-americana e constata que a dramaturgia traz em seu bojo a latente questão da violência na região, com destaque para as cenas portenha e uruguaia. A Dança dos Paradigmas, que aborda as múltiplas linguagens do teatro, os paradigmas e as complexidades do diálogo do novo século, será transmitido no dia 20 de setembro, também ás 20h.

O episódio Quando o Teatro Rompe as Fronteiras, que será exibido às 20h no 23 de setembro, retrata os pilares das produções teatrais da Colômbia, Peru, México e Brasil, a tessitura dramatúrgica, as opiniões dos criadores envolvidos e as cenas de espetáculos.

O episódio que encerra a série, no dia 27, às 20h, Poéticas Políticas Contemporâneas, traz à baila reflexões sobre a permanência da vertente política no teatro latino-americana, os processos de trabalho e a opção por temas que propiciem uma profunda reflexão sobre a realidade.

Sobre o Festival

O Mirada - Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos pode ser entendido como um espaço para encontros diversos que tem como objetivo estreitar os laços dos países ibero-americanos por meio da arte, lançando um olhar para suas produções culturais.Participaram de suas duas edições artistas e espetáculos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, além do Brasil, países que se unem pela afinidade histórica, cultural e linguística.

O Mirada é uma realização SESC São Paulo com apoio da Prefeitura de Santos e do CONACULTA - Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México.

Confira a programação do Mirada no SescTV

Documentários: Mirada - Teatro Ibero-Americano e Suas Fronteiras Dia 09/09, às 20h
Classificação Indicativa: Livre
Olhar Jovem Dia 09/09, às 20h30
Classificação Indicativa: 10 anos
Continente Teatral Ibero-Americano Dia 13/09, às 20h
Classificação Indicativa: 12 anos
Teatro do Eu Profundo Dia 16/09, às 20h
Classificação Indicativa: 12 anos
A Dança dos Paradigmas Dia 20/09, às 20h
Classificação Indicativa: Livre
Quando o Teatro Rompe Suas Fronteiras Dia 23/09, às 20h
Classificação Indicativa: 12 anos
Poéticas Políticas Contemporâneas Dia 27/09, às 20h
Classificação Indicativa: 12 anos